Principal evento mundial para a indústria de viagens da América Latina, a World Travel Market Latin America, o juntamente com o Encontro Comercial Braztoa, tiveram geração de mais de US$ 370 milhões em novos negócios em 2016. Os números representam um aumento de 2,3% em relação ao ano passado e de 8,8% em comparação com a edição de 2014.
O evento recebeu 6.540 profissionais do setor do turismo, consolidando um acréscimo de 6,5% em relação a 2015 e de 29% na comparação com 2014, demonstrando sua posição de liderança e a importância para o mercado de turismo.
As expectativas para 2017 são positivas, com aumento no número de expositores, membros do WTM Buyers’ Club e agentes de viagens. “Uma série de parcerias está em estudo para viabilizar e contribuir com a vinda de agentes de todo o Brasil. Com certeza teremos recorde de participantes”, comenta Lawrence Reinisch, diretor da WTM Latin America.
Uma das principais contribuições à geração de negócios na feira é o Encontro Comercial Braztoa, que em 2017 chegará à 47ª edição. Com a proposta de aumentar a participação das operadoras de turismo como expositores, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) continuará investindo nas Caravanas Aéreas e Rodoviárias para trazer agentes de viagens de todos os cantos do Brasil, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da indústria do turismo em todas as esferas. “A parceria entre a Braztoa e a WTM Latin America melhora a cada ano. Os resultados dos times, o grande foco nos negócios e a diversidade e riqueza do evento contribuem para o desenvolvimento da indústria do turismo e dos profissionais que participam da feira e do encontro”, observa Magda Nassar, presidente da Braztoa.
De acordo com a opinião de seus expositores, a WTM Latin America & Encontro Comercial Braztoa pode ser traduzida em três valores: organização, foco e resultado. Desde o lançamento, em 2013, a feira tem gerado crescimento real nas vendas, no âmbito dos participantes, devido às oportunidades concretas de networking.
O primeiro exemplo vem do Grupo internacional IBEROSTAR, que administra hotéis em 27 países. Participante ativo de todas as edições do evento – inclusive em Londres, onde é realizada a WTM London –, a companhia identificou a World Travel Market Latin America como essencial à sua estratégia comercial.
“A WTM Latin America gera respostas comerciais efetivas. É um evento importante em nível mundial, com uma oportunidade única para estreitar o relacionamento com o mercado. Ficamos por dentro das novidades e entendemos melhor as necessidades dos nossos clientes, além de expormos nossos produtos”, explica Orlando Giglio, diretor Comercial e de Marketing do Grupo para o Brasil.
Segundo o executivo, a feira foi importante inclusive para reforçar o crescimento verificado já no início do ano. “As vendas do grupo no Brasil aumentaram 22,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, a unidade IBEROSTAR Bahia fechou o semestre com 28% a mais nas vendas, enquanto o IBEROSTAR Grand Amazon chegou a 26,3%. Por sua vez, o IBEROSTAR Praia do Forte, ainda que tenha ficado fechado durante um mês para melhorias, apresentou crescimento de 17,2%”, revela Giglio. Com estes resultados, o Grupo IBEROSTAR já planeja estar na Feira em 2017.
A mesma percepção é verificada pela Associação Brasileira de Resorts (ABR). “Mesmo não tendo a informação exata dos valores de negócios gerados, os comentários durante e após a feira foram muito positivos, no sentido de encaminhamento e até fechamento de novos negócios”, pontua o diretor executivo da entidade, João Bueno.
Para ele, as aberturas comerciais possibilitadas no setor de resorts também se devem à presença de buyers estrangeiros, por meio do Programa de Hosted Buyers, fundamental ao êxito da WTM Latin America. “A credibilidade dos organizadores e a possibilidade de contato com compradores internacionais é muito importante para o mercado de resorts”, aponta o diretor executivo.
Fonte: MAPA