Foi realizado no dia 18 de fevereiro de 2014, no Golden Hall, em São Paulo o IX ESFE – Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), um dos principais encontros sobre o setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos do Brasil. Promovido pelo Grupo Radar de Comunicação, com apoio do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB), União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE), Associação de Marketing Promocional (AMPRO), The Global Business Travel Association (GBTA) e Associação Brasileira de Facilities (ABRAFC).
O evento promoveu um dia inteiro de atividades com o foco Turismo de Negócios baseado em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo. No total, mais de 600 pessoas passaram pelo evento que teve início às 8h e terminou com um coquetel às 19h.
A IX edição foi aberta com um café da manhã oferecido pela Levy Restaurantes, um de nossos patrocinadores e também responsáveis por toda a parte de alimentação do evento, provando assim, que temos no Brasil uma empresa com nível internacional para atender os diversos eventos que são realizados por ano.
O evento seguiu, e ás 10h abriu espaço para a maratona de discussões dos quatro painéis do 3º Fórum do Setor de Feiras e Eventos com os temas: INFRAESTRUTURA – “Desatando o Nó”, FEIRAS – “Reengenharia de Mercado”, DESTINOS – “Destinos que fazem a diferença” e EVENTOS – “Agenda positiva da Copa e Benefícios”.
Baseados em quatro plataformas básicas – feiras, eventos, destinos e infraestrutura, os quatro painéis foram mediados pelo jornalista e publicitário Octávio Neto, pioneiro na cobertura de feiras de negócios, e composto por um palestrante e, no mínimo, seis debatedores por painel que foram escolhidos entre grandes nomes do mercado.
1º Painel – INFRAESTRUTURA – “Desatando o Nó”
O presidente do Grupo Águia, o Sr. Paulo Castello Branco, foi o primeiro palestrante do dia e expôs no primeiro painel a potencialidade do Brasil quando o assunto é crescimento. O executivo chamou a atenção para o crescimento das vendas de passagens aéreas, que chegaram ao pico de 171% no últimos anos, e para a falta de incentivos para que essa demanda seja atendida corretamente. “O Brasil está em 138º lugar no ranking mundial que monitora a qualidade dos aeroportos, perdendo para todos os países do BRICs”, comentou Castello Branco.
2º Painel – FEIRAS – “Reengenharia de Mercado”
Juan Pablo de Vera, presidente da Reed Alcântara Machado, da UBRAFE e SPC&VB, falou sobre a essência e os valores que as empresas envolvidas no setor de Turismo de Negócios deve passar quando assume um projeto. O executivo, que possui a experiência de realizar 500 feiras por ano e 40 países, levantou a discussão sobre a necessidade de uma padronização e investimento em mão de obra qualificada. Ressaltou a importância de uma reestruturação das feiras mas, pediu cuidado. “As mudanças devem ser realizadas com cuidado para não afetarem a economia do setor. Para que o setor cresça, devem haver mais incentivos públicos e privados”, relata Pablo de Vera.
3º Painel – DESTINOS – “Destinos que fazem a diferença”
Após o almoço de network e cerimônia de homenagens, a maratona de discussões foi retomada com o agradável assunto “Destinos que fazem a diferença”. O painel teve como palestrante o presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando, que nos prestigiou com um discurso positivo sobre como devemos receber o visitante e que é importante ressaltarmos o quanto ele é bem-vindo. “Ao invés de placas da CET indicando “desvio” com uma conotação de problema por causa de uma feira ou evento que esteja acontecendo na cidade, a administração pública deveria colocar ‘sejam bem-vindos’ ao evento. Está faltando incentivos para esse mercado”, afirma Sando.
4º Painel – EVENTOS – “Agenda positiva da Copa e Benefícios”
Neste último painel, Gilmar Pinto Caldeira, CEO do núcleo da Copa no Grupo Águia, fez um discurso positivo sobre a Copa do Mundo no Brasil e estimulou o público presente a pensar no lado bom de tudo o que já foi realizado no país por causa deste grande evento. “Teremos aproximadamente 4,3 bilhões de pessoas com os olhos voltados para o Brasil nesta Copa e devemos tirar proveito disso”, comenta Caldeira.
Relacionamento
Durante o almoço de network foi realizada uma cerimônia de homenagens como forma de reconhecimento da competência, esforço e atuação de líderes que se destacaram no desenvolvimento econômico e humano, gerando negócios, conhecimentos e inovações em diversos setores da economia do País.
Outra oportunidade que os presentes tiveram para estreitarem relacionamento, foi ao final, no coquetel de encerramento.
Expositores
Paralelamente ocorreu no lounge da recepção uma pequena exposição relacionada ao setor de Turismo de Negócios. A exibição favoreceu o contato com promotores de feiras e eventos, agências de eventos, gestores de viagens e incentivos, compradores e gestores de facilities, todos engajados a atender as diversas áreas deste setor tão amplo. “Este formato é excelente para gerar negócios e potencializar a comunicação dos patrocinadores e parceiros ligados a cadeia do Turismo de Negócios”, afirma Octavio Neto, CEO do Grupo Radar de Comunicação.
Entre os expositores presentes, estiveram redes hoteleiras, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, centros de convenções, pavilhões de feiras e serviços:
AEROMEXICO
ATUAL SEGURANÇA E SERVIÇOS
CASA GRANDE HOTEL RESORT & SPA
CENTRO DE CONVENÇÕES REBOUÇAS
CONSELHO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA DO MEXICO
CVC
ECCAPLAN CONSULTORIA EM SUSTENTABILIDADE
ESPAÇO APAS
ESTILOPACK PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
ESTRUTURAL MONTAGENS E EMPREENDIMENTOS
EXPO CENTER NORTE
FOGO DE CHÃO
GRUPO RADAR
HOLIDAY INN PARQUE ANHEMBI
IMIGRANTES EXHIBITION & CONVENTION CENTER
INYLBRA IND E COM
JORNAL MERCADO & EVENTOS
LEVY RESTAURANTS
M| CHECON
MIGUEL GIANINE
MINISTERIO DE TURISMO DA REPUBLICA DOMINICANA
PERSONAL PRESS MIDIA INSTANTÂNEA
PETROBRAS DISTRIBUIDORA / BR AVIATION
PROGRAMASOM PRODUÇÕES
PRYZANT DESIGN
SANTUR – SANTA CATARINA TURISMO S/A
SP TURIS
TAM LINHAS AÉREAS
TECH HOUSE TECNOLOGIA EM EVENTOS
TERRA DA GAROA
TRANSAMÉRICA COMANDATUBA
TRANSAMÉRICA HOSPITALITY GROUP
TURKISH AIRLINES
TURQUIA
VULT COSMÉTICA