Nesta terça-feira, dia 29 de novembro, supermercadistas e fornecedores do varejo e da indústria são esperados na sede da APAS (Associação Paulista de Supermercados), para a apresentação de um projeto pioneiro sobre segurança alimentar trazido pela primeira vez ao país pela associação, o Global Market.
O evento marcará oficialmente o lançamento do programa no Brasil e é fruto da atuação do Comitê de Segurança Alimentar da entidade, em parceria com a Food Design, e que visa alinhar um único modelo para qualificação e certificação de fornecedores de alimentos do varejo, padrão reconhecido internacionalmente e que reduz perdas e custos com auditorias.
O tema é tratado com bastante atenção pela APAS, que em 2010 criou seu próprio comitê de segurança alimentar com objetivo de interpretar e disseminar as legislações sanitárias, além de promover as melhores práticas junto aos associados. O Comitê é composto por técnicos do setor especializados no assunto.
Já implantado em países da Europa, América do Norte e do Sul, o modelo do Programa (GFSI – Global Food Safety Initiative – Global Markets) prevê auditorias sequenciais para avaliar o Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos dos fornecedores em uma proposta escalável, partindo do nível básico até que o fornecedor esteja pronto para a certificação.
A certificação é aceita por todos os estabelecimentos, evitando que o fornecedor passe por múltiplas auditorias dos diferentes varejistas, reduzindo custos que deixarão de ser incorporados aos produtos, além de alcançar a melhoria dos processos, reduzindo perdas e reclamações de consumidores.
Fonte: Approach