Marcado para o palco externo de atrações da Expomusic, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o Festival de Escolas de Música busca incentivar o estudo da música, motivar a criação de bandas e descobrir novos talentos, em parceria com o CAEM – Central de Apoio às Escolas de Músicas.
O Festival prevê apresentações públicas dia 7 de outubro, num palco ao ar livre, durante a realização da Expomusic (de 4 a 8 de outubro). Ele compreende duas categorias distintas divididas por faixa etária: de 6 a 12 anos e maiores de 13 anos, que contemplam composições de estilo livre, autoral, exclusiva e inédita, seguindo o regulamento respectivo que será enviado a todas as escolas participantes.
“Em sua segunda edição, o festival é marcado pela atitude e criatividade das bandas escolares e pelo seu formato, que permite expor pensamentos de estudantes com potencial de fomentar novas experiências musicais”, explica Maria Amélia Abdala, gerente de Negócios da Expomusic.
Segundo a executiva, a iniciativa da Francal Feiras e Abemúsica – Associação Brasileira da Musica, em parceria com a CAEM, possibilita a integração com uma rede de escolas de Música, e a divulgação das informações nos mais diversos veículos de comunicação.
As bandas deverão ser formadas por grupos de no mínimo três e máximo de sete integrantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal www.escolasdemusica.com.br, no link Festival de Escolas de Música Expomusic. A data limite para as inscrições é 21 de agosto, impreterivelmente até 23h59. Junto com a ficha de inscrição, deverá ser enviado vídeo com a gravação da música concorrente.
Serão aceitas letras em português e com duração de no máximo 3’30”. Por meio das gravações, serão selecionados sete finalistas para cada categoria, sendo a rodada final marcada para 7 de outubro, às 13h, no palco da Expomusic. Todas as bandas participantes receberão certificado, as finalistas medalhas e os três primeiros colocados troféus. As escolas responsáveis pelos três primeiros colocados receberão instrumentos musicais.