Na última segunda-feira (11.12), o Rio Convention & Visitors Bureau apresentou o balanço do ano e o planejamento para 2018 aos mantenedores e integrantes do conselho da entidade. Na pauta, projetos para alavancar os negócios das empresas associadas e o fortalecimento de ações comerciais nos mercados internacionais.
“Entramos em 2017 cientes de que o ano seria repleto de desafios e aprendizagens. Foi um ano difícil para a captação de recursos, mas representamos e divulgamos o destino Rio e seus produtos nos principais eventos do setor. Nosso planejamento e ações são realizados com base nas necessidades e prioridades de nossos associados. Continuaremos participando das feiras, encontros e convenções de turismo. Onde nosso mantenedor quiser estar presente, nós estaremos lá”, explica a presidente-executiva do Rio CVB, Sonia Chami.
Durante a reunião também foram exibidos estudos e análises do segmento, incluindo receita gerada pelo visitante de lazer e negócios, dados sobre congressos e eventos, além do fluxo de turistas nacionais e internacionais nos últimos anos. De acordo com informações do Ministério do Turismo, apresentado durante o encontro, a Argentina foi o principal país emissor para o Brasil em 2016, seguido dos Estados Unidos, Paraguai, Chile e Uruguai.
“A implantação do sistema de visto eletrônico representa um grande avanço para o nosso setor, já que vai ampliar o fluxo de estrangeiros e aumentar as relações comerciais entre o Brasil e outros países. É uma incomparável oportunidade de crescimento para toda a cadeia produtiva do turismo”, explica o diretor comercial do Rio CVB, Michael Nagy.