O ano de 2018 deve representar a retomada do crescimento da indústria de máquinas e equipamentos depois de anos consecutivos de perda de faturamento. Na avaliação da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, mantidas as condições favoráveis – avanço das reformas, manutenção da taxa de juro baixa e oferta de crédito –, o aumento deve ficar entre de 5% e 8%.
Em conjunto com a Informa Exhibitions, a entidade se prepara para realizar a segunda edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (24 a 28 de abril, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center). O evento, consolidado como o maior e mais completo evento do setor na América Latina, vai representar o início da temporada dos negócios anuais da indústria de bens de capital mecânicos e confirmar a previsão de crescimento da ABIMAQ.
Faltando três meses para a abertura, a FEIMEC 2018 está com praticamente 100% da área de exposição comercializada e vai reunir mais de 300 expositores, que representam 700 marcas nacionais e internacionais dos mais diversos segmentos ligados à cadeia produtiva.
Setores
Para atender as demandas de toda a cadeia produtiva, a FEIMEC 2018 engloba os setores de máquinas e equipamentos, automação, controle e medição; ferramentas e dispositivos; solda e tratamentos de superfícies; máquinas-ferramenta; máquinas diversas; motores, acoplamentos, redutores e engrenagens; equipamentos para tratamento ambiental.
Contempla, ainda, fornos, estufas, caldeiras e tratamento térmico; válvulas, bombas, compressores e equipamentos hidráulicos e pneumáticos; fundição e forjaria; equipamentos para movimentação e armazenagem; bancos e agências de fomento, publicações técnicas e prestadores de serviço para a indústria de máquinas e equipamentos.
Além de reunir um amplo mix de expositores – entre eles, os principais âncoras do setor – a FEIMEC oferece conteúdo relevante com palestras e seminários para a atualização profissional, e conta com a parceria institucionai de mais de 50 entidades setoriais.