A AUTOCOM, Feira Internacional de Automação para o Comércio, completa sua 20ª edição esse ano. O evento escolhido pelas principais empresas nacionais e também do exterior para apresentar suas novidades ao mercado será realizado de 3 à 5 de abril, das 10h às 18h, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
A exposição, que é realizada pela Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), reúne fabricantes, canais e consumidores que além de visitar o espaço podem gerar novas conexões e negócios. Para 2018 o evento preparou uma série de atrações pensadas para apoiar o varejo no entendimento do novo consumidor. Além da área da expo, onde mais de 50 expositores demonstrarão seus lançamentos, quem estiver presente poderá visitar o espaço Retail Experience, participar das palestras do AUTOCOM Talks e ainda conhecer as startups no Inova AUTOCOM.
O Retail Experience foi lançado em 2017 e retorna nesta edição ainda mais completo. Concebido como uma loja modelo, ele reunirá o que há de mais atual em soluções de automação para o comércio e permitirá que o público viva na prática o que considera como ponto de venda ideal, que preze pelo seu tempo, pela boa experiência de compra e pelas suas preferências. Para isso, ele foi dividido em três grandes segmentos: Supermercado, Food e Vestuário. Novidades em elementos como self checkout, etiqueta inteligente, autoatendimento, ferramentas de mobilidade para a jornada do consumidor e inovações voltadas para a minimização de erros e fraudes são alguns dos tópicos que serão vistos nessas seções. E tudo isso será permeado ainda pelas inovações nos meios de pagamento.
“A ideia aqui não é mostrar a loja do futuro, que possivelmente nunca será como o imaginado porque as tendências mudam a todo tempo ou porque não temos a infraestrutura necessária no Brasil, por exemplo. Nós queremos que o varejista veja em um só lugar uma série de aplicações funcionando em harmonia e transformando uma loja no melhor que ela pode ser hoje, impulsionando os resultados para seguir na contra mão da crise, alavancar oportunidades e se colocar em lugar de destaque. Nossa proposta é que ele perceba o poder da automação em tempo real e que entenda a mensagem de que a tecnologia é um grande aliado na otimização de custos e de recursos e que o custo benefício entre investimento e retorno é garantido”, explica o presidente da AFRAC, Zenon Leite.
Já a conferência AUTOCOM Talks será recheada de palestras e debates gratuitos de curta duração que objetivam gerar reflexão e atualização em torno das tendências de mercado, das inovações, da disrupção trazida pelo empreendedorismo e de outros temas relevantes, como os aspectos fiscais dos negócios. A novidade em 2018 fica por conta do modelo de talk show, que reunirá personagens emblemáticos para discutir temas atuais por meio de diferentes pontos de vista, como criptomoedas, o consumo multiplataforma,conversão de vendas no e-commerce, o relacionamento entre pessoas e marcas, soluções fiscais, entre outros.
As startups também serão contempladas. O ambiente Inova AUTOCOM foi criado para propiciar encontros entre startups e empresários a fim de criar oportunidades e possíveis investimentos. Após uma rodada de pitches entre as inscritas no segundo dia da feira, o comitê julgador escolherá a mais inovadora e representativa inovação do setor de automação para o comércio. E, para os pequenos e microempreendedores, o SEBRAE disponibilizará consultoria focada em orientação sobre formalização, caminho para o crescimento e outros serviços.
“Todos os anos nós buscamos também nos reinventar para fazer desses três dias os mais importantes para os fabricantes, compradores e também para o consumidor, que é o maior beneficiado nessa cadeia. Em função disso, a 20ª edição já terá uma novidade logo de início: todo o credenciamento será realizado via reconhecimento facial e seremos a primeira feira do Brasil com essa tecnologia”, conta Leite.
Esse formato traz mais segurança e agilidade e minimiza os possíveis inconvenientes no acesso, além de estar em total sinergia com a tecnologia que o varejo vem apostando. Para aqueles que fizerem o cadastro antecipado no site, não é preciso apresentar documentos de identificação e ele ainda permite que os expositores se relacionem com os visitantes durante e após a feira, como agradecimento pela participação e outras ações. Outra facilidade é que ainda no momento de inscrição será possível fazer o agendamento prévio de visita aos estandes de interesse, abrindo a oportunidade de visitante e expositor terem um tempo reservado para um assunto mais direcionado.
Além disso, o app AUTOCOM foi totalmente reformulado e esse ano vem como o principal canal de comunicação entre os visitantes e a programação, eliminando o papel e automatizando o processo. Por meio dele, além do credenciamento, acompanhar a agenda de ações e favorecer espaços que deseja ser visitado, será possível criar um diário de bordo, com vídeos, fotos e anotações para registro pessoal, para que seja possível mostrar posteriormente a equipe que não pode estar presente na feira ou ainda para revisitar no momento da tomada de decisão. A ferramenta também será o meio utilizado para que o público faça perguntas aos palestrantes durante a programação do AUTOCOM Talks.
Essa junção de tecnologias posiciona a AUTOCOM na vanguarda do segmento ao integrar a automação de recursos que seriam totalmente manuais. Além disso, os visitantes terão mais autonomia e visualização do espaço, podendo classificar o que é de interesse para o seu negócio. Ao mesmo tempo, o expositor saberá quais são as pessoas que passarão pelo seu estande antes mesmo delas chegarem, o que potencializa uma visita em uma possível conversão de negócio.
Por fim, não apenas os presentes poderão acompanhar a programação. Entrevistas com grandes nomes do setor e com os expositores serão transmitidas pelo canal TV AUTOCOM.