Todos os anos, agências e especialistas apontam tendências globais para a indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), que vão da análise do comportamento do consumidor a aplicação de novas tecnologias. Mas como trazer estes conceitos para a realidade de mercados com necessidades específicas como a América Latina? Este é o desafio da in-cosmetics Latin America 2018, marcada para os dias 19 e 20 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo.
Existe uma grande demanda por inovação no setor, o que obriga as indústrias a investirem em pesquisa e apresentarem ingredientes cosméticos alinhados com as principais tendências. A agência Mintel, parceira da feira, já adiantou grandes movimentos globais de beleza e cuidados pessoais para 2018, que vão desde de biotecnologia a novas definições de beleza criadas pelos próprios consumidores e que não se limitam a questões como idade, gênero e tipo de corpo.
É nesse sentido que as principais tendências irão influenciar o setor de beleza e cuidados pessoais, envolvendo consumidores, marcas e fabricantes. De um lado temos como expositores Beraca, Chemyunion, Croda, Dow Química, Clariant, Kobo, Gattefossé, Sensient, entre outros, atentos a ingredientes e ativos que atendam às necessidades dos visitantes da feira, profissionais da área química e de P&D de empresas como Natura, Avon, P&G, O Boticário, Unilever, Belcorp, entre outras.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor HPPC no Brasil fechou o ano passado com crescimento de 2,77% e deve seguir positivo. Com o mercado em alta, o evento deste ano já conta com cerca de 98% da planta comercializada. Reflexo de como o setor enxerga a feira in-cosmetics Latin America, por ser líder e a única 100% dedicada a matérias-primas.
O papel da in-cosmetics Latin America é conectar a região com o que acontece de mais importante no mundo para a indústria HPPC, contextualizando e transformando informações globais em insights locais. “A feira vem crescendo em tamanho e em conceito a cada ano, sendo reconhecida por visitantes e expositores pelo foco, conteúdo e geração de negócios rentáveis”, explica Daniel Zanetti, diretor do evento.
Em relação a América Latina, um levantamento da Euromonitor Internacional confirma que fora o Brasil, México, Chile e Colômbia são os mercados mais dinâmicos e robustos da região. Ou seja, com um volume importante e potencial de crescimento expressivo. “O Brasil, até mesmo pela importância em exportações, é o ponto de encontro. Este ano vamos trazer novas ações inspiradoras, criando uma agenda extremamente positiva para este que é um dos principais setores da economia”, finaliza Zanetti.
Experiência
A in-cosmetics Latin America 2018 ganha destaque com as ações que privilegiam a experiência. Seja o contato com ingredientes lançados nos últimos meses na Innovation Zone, dezenas de horas de conteúdo educacional e profissional nos Workshops e Technical Seminars, informações estratégicas na seção Marketing Trends ou com as Live Demos da Mintel. Para os expositores, o reconhecimento por meio do Innovation Zone Awards e do Prêmio ITEHPEC de Inovação.
Novidade
Um dos grandes destaques na programação deste ano é o Spotlight On. Nela, os visitantes terão contato com ingredientes funcionais e ativos nas categorias haircare, anti-aging e outras formulações, e verificar a aplicação em um produto final, que poderá ser testado.