Observatório do Turismo da SPTuris participa de encontro nacional

Anúncio ABIMAD39

Durante o 2º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, que aconteceu de 8 a 10 de maio no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (Paraná), o Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo) esteve presente nas discussões sobre o campo de pesquisas e monitoramento do setor turístico brasileiro.

O coordenador do Observatório, Fabio Montanheiro, e a gerente de Comunicação e Pesquisa, Lilian Natal, representaram a empresa no pré-evento com técnicos de todo o país para debater metodologias, operacionalização de pesquisas e novidades dos outros núcleos de estudo espalhados por diversos estados.

“Do ponto de vista técnico, há um interesse grande dos Observatórios em padronizar as metodologias para realização das pesquisas, adaptando os instrumentos de pesquisa às realidades locais. Este é um importante passo para a formatação de uma futura rede de dados, que possibilita a comparação entre os mercados e melhora o conhecimento de toda a cadeia produtiva do turismo. Precisamos seguir em frente com nossos estudos e incentivar os novos observatórios na criação de indicadores”, afirmou Fabio Montanheiro.

Na quarta-feira (9) foram oferecidos mini-cursos relacionados à utilização de conteúdos de turismo em mídias sociais, reputação de destinos e recomendação na internet, avaliação e mensuração de impactos econômicos, entre outros.

Anúncio

Também foi realizada uma palestra com Federico Zerba, do Observatório Turístico da cidade de Buenos Aires, na Argentina, para falar sobre “Os observatórios de turismo como instrumentos para a construção de destinos turísticos inteligentes”. Finalmente, um debate com representantes de diferentes entidades encerrou o dia com o tema “Como viabilizar a realização e divulgação de pesquisa para facilitar e tomar decisões?”.

“Esse encontro foi essencial para fortalecer a Rede de Observatórios, cujo objetivo é ajudar um ao outro, gerar inovação e estimular novas formas de produzir pesquisa e análise de dados no setor, o que é imprescindível para ações assertivas. O Observatório de Turismo da SPTuris foi o primeiro do país, que nasceu há 13 anos, e agora ficamos muito felizes em ver o crescimento desta categoria, mostrando a importância da pesquisa em turismo. Estamos muito satisfeitos com o resultado do encontro”, disse Lilian Natal.