Eles estão nos eventos mais importantes – e também nas reuniões mais secretas. Ajudam a fechar negócios, assinar acordos e transmitir conhecimento. Mas nem todos se dão conta da sua presença discreta – alguns sequer percebem a importância do seu trabalho. O intérprete é o profissional que trabalha fazendo a comunicação entre duas culturas diferentes, seja dentro de uma cabine de interpretação em um congresso ou em uma reunião a portas fechadas.
Em julho, o Rio de Janeiro vai receber o mais importante evento da área já realizado no país, o AIIC-PRIMS Meeting in Rio de Janeiro.
A AIIC – Associação Internacional dos Intérpretes de Conferência, organização fundada em 1953 com sede em Genebra – possui uma área especial para cuidar da interpretação no mercado privado, chamada justamente de PRIMS – Private Market Sector. Só como referência, o outro setor da interpretação também representado pela AIIC é o de Staff Interpreters, profissionais contratados como funcionários de órgãos internacionais e governos.
No PRIMS, discute-se e se estabelece os parâmetros da profissão do intérprete, sua área de atuação, limites, desafios e pautas atuais e futuras.
Além disso, a AIIC faz campanhas de conscientização pela contratação de profissionais credenciados. Uma das iniciativas mais conhecidas dos últimos anos foi a campanha “Global English is not Enough for Global Business” (Um inglês global não é suficiente para negócios globais).
AIIC-PRIMS Meeting
O AIIC-PRIMS acontece nos dias 21 e 22 de julho no Pestana Rio Atlântica Hotel para membros, candidatos e pré-candidatos da AIIC. Antes e depois da reunião “oficial”, porém, uma série de cursos vai reunir intérpretes brasileiros e estrangeiros. Temas como corrupção no Brasil, talentos extralinguísticos na intepretação, desafios do século 21 e marketing e negociação, entre outros tópicos.
Dois treinamentos intensivos para intérpretes – um deles focado em estrangeiros que interpretam do português para diversos idiomas estrangeiros – acontecem na semana posterior ao encontro.
Além disso, um BarCamp no dia 20 de julho, na PUC Rio de Janeiro, vai reunir profissionais, estudantes e clientes para discutir numa conferência aberta – que é o modelo de BarCamp – os rumos da profissão. Em seguida, um happy hour encerra o dia.
Serviço:
AIIC-PRIMS Meeting
Data: 21 e 22 julho
Local: Pestana Rio Atlântica Hotel – Av. Atlântica, 2964, Copacabana, Rio de Janeiro
Cursos pré e pós-evento
De 17 a 19 e 23 a 27 de julho
BarCamp da AIIC
Data: 20 de julho
Local: PUC Rio de Janeiro – R. Marquês de São Vicente, 225 – Gávea
Mais informações: https://aiic.net/events/595/plenary-meeting-of-the-prims-rio-de-janeiro-july-21-22-2018-21-jul-2018 (em inglês)