Como entidade que promove o Destino Iguassu, o Visit Iguassu fecha o primeiro semestre de 2018 com saldo positivo e com boas expectativas para os próximos meses do ano. Os números falam por si.
Foram realizados 38 eventos no Destino Iguassu captados e apoiados pelo Visit Iguassu.
No total, foram 22 mil participantes que movimentaram na região cerca de R$ 60 milhões.
Só no Parque Nacional do Iguaçu, o movimento cresceu 8,86% comparado ao mesmo período de 2017, o que significa 798,5 mil turistas no atrativo. Vale lembrar que Foz do Iguaçu subiu uma posição e agora ocupa o 3º lugar no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA – International Congress and Convention Association), de cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais.
No levantamento, com base nos eventos sediados em 2017, o Destino Iguassu ficou atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro.
“Esse resultado é, em boa parte, consequência do trabalho de pesquisa e prospecções que vem sendo realizado pelo Visit Iguassu em parceria com associações, universidades e entidades para captações de novos eventos e só nesse primeiro semestre já confirmamos 14 novos eventos para os próximos anos”, comemora o Gerente de Eventos da entidade, Alexandre Jung.
A entidade também recebeu 22 visitas de inspeção, participou de 20 feiras e capacitou 5,9 mil agentes de turismo e operadores a vender o Destino como opção de viagem a turistas, resultado possível através do uso de ferramentas online de capacitação.
Para o segundo semestre o trabalho continua com 56 eventos em prospecção.
Ações em prol do Destino
O balanço semestral apresentado pelo Visit Iguassu foi dividido em partes. O projeto Visão Iguassu se destaca neste conjunto de ações, cuja consultoria será finalizada em agosto.
44 instituições de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este se reuniram para discussão dos próximos 10 anos da indústria do turismo na Região do Iguassu. No encontro, foram definidas a Visão do Destino e as seguintes metas para os próximos cinco anos: aumentar o número de visitantes em 25%; aumentar a receita total, deixada pelos visitantes, em 35%; aumentar a permanência em 1 a 2 noites; e aumentar as chegadas internacionais entre 30% a 50%.
A entidade passou por uma importante mudança. O Iguassu Convention & Visitors Bureau passa a se chamar Visit Iguassu, o que chama o turista para a ação e promove maior engajamento com a marca. O presidente da entidade, Jaime Nascimento, explica que a mudança do nome fantasia segue uma tendência mundial com a simplificação dos nomes de ‘convention bureaux’ por ‘visite o nome da cidade ou destino’.
“Mundialmente, os principais destinos do mundo já alteraram os nomes de suas associações. Orlando, New York, Salt Lake City entre outras e no Brasil, em igual proporção, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e até a Embratur, o nosso órgão promotor do Brasil no exterior, já usa “Visit Brazil”, argumenta o presidente.
Neste ano o Visit Iguassu também promoveu sua expansão no mercado paulista. A entidade chegou a São Paulo, centro econômico do Brasil, sede das grandes empresas de eventos e das mais conceituadas operadoras nacionais. Com uma representante instalada na cidade querem aproximar o Destino Iguassu ainda mais deste mercado.
Aliadas a esta expansão estão as participações do Visit Iguassu em 20 feiras nacionais e internacionais de turismo. Em São Paulo, a entidade e seus associados participaram da Latin American Corporate Travel & Events Experience – LACTE, do Fórum Eventos e do Event Business Show, ocasiões que proporcionaram encontros com cerca de 500 compradores dos mais diversos segmentos do mercado corporativo.
No exterior, a Missão China, uma iniciativa conjunta entre Brasil e Argentina, promoveu o Destino Iguassu naquele que se apresenta como um dos maiores mercados de turismo do mundo. A China tem uma população estimada em 1,4 bilhões de pessoas, sendo 135 milhões identificadas como pessoas que viajam para o exterior, o que movimenta U$ 258 bilhões ao ano. No país asiático, o Visit Iguassu passou por quatro cidades, capacitou 640 agentes de viagens e promoveu negócio entre 20 empresários no contato com operadores. O Brasil e o Destino Iguassu conquistaram espaço em 58 veículos de comunicação do país.
Tendo em vista o mercado internacional, o Visit Iguassu, em parceria com a Rio Galeão, é responsável pela campanha publicitária Easier, Faster, Closer (Mais Fácil, Mais Rápido, Mais Perto), que circula nos voos da American Airlines nos Estados Unidos e em todo o mundo. O principal objetivo com a ação é incentivar o crescimento de visitantes estrangeiros ao Brasil e reforçar a imagem do Destino Iguassu e Rio de Janeiro nestes países.
Seguindo as linhas da Missão realizada na China, o Visit Iguassu está organizando outras missões internacionais a mercados prioritários. “As missões internacionais apresentam o potencial e as novidades de Iguassu à veículos de imprensa e ao trade turístico mundial”, explica o diretor executivo da entidade, Basileu Tavares.
Nacionalmente, filmes institucionais sobre o Destino estão em exibição em 80 salas de cinema, abrangendo as capitais das regiões sudeste, nordeste e sul do Brasil, impactando mais de 500 mil pessoas.
E regionalmente, o Visit Iguassu idealizou neste último semestre o Fórum de Executivos de Turismo do Iguassu, que tem como objetivo unir os profissionais do turismo da região trinacional. A iniciativa se propõe a criar um ambiente para compartilhamento de informações e experiências, criar um canal de comunicação para subsidiar projetos de desenvolvimento do turismo local e propiciar mais conhecimento aos líderes do setor. Na etapa inicial já foram realizados dois dos cursos ministrados pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).