A 26ª edição da ABIMAD – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração é especial para os associados. São 15 anos da realização ininterrupta da principal feira de mobiliário, decoração e design da América Latina, que em uma década e meia entrou para o seleto grupo de eventos que fomenta a indústria moveleira, o produto nacional, a criatividade brasileira e o empreendedorismo do nosso povo.
“Só temos motivos para comemorar a data. São 15 anos de trabalho para colocar em evidência os fabricantes brasileiros e os talentos do país”, festeja Michel Otte, presidente da ABIMAD. De acordo com ele, a feira é uma vitrine para a indústria expor sua qualidade fabril, e para os designers mostrarem sua criatividade.
Em 2003, o idealismo do empresário Paulo Allemand saiu do campo das ideias para ganhar forma e sacudir o mercado moveleiro. Assim, nascia a Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração, realizando a primeira feira ABIMAD, em fevereiro de 2004, inicialmente, com uma edição anual, passando posteriormente a ter duas edições. São Paulo, a maior cidade brasileira e coração financeiro do país acolheu o evento desde sua estreia, convergindo o público visitante de todas as regiões do Brasil e do exterior.
Segundo Allemand, a missão da Associação é cumprida com excelência a cada edição da feira, ao organizar um evento dessas proporções. “Nosso objetivo é valorizar o expositor associado, proporcionando um ambiente propício à realização de bons negócios”, completa o diretor financeiro da ABIMAD.
ABIMAD’26 traz nesta edição 121 expositores entre fabricantes e importadores, lançando peças para áreas internas e externas, além de tapeçarias, têxteis, iluminação, arte e acessórios decorativos. A feira deve atrair mais de 15 mil visitantes entre lojistas, compradores internacionais, imprensa, influenciadores digitais, formadores de opinião e convidados.
Para Paulo Mourão, vice-presidente da ABIMAD, a vocação de ser essencialmente uma feira de negócios se mantém firme ao longo dos anos. “Esforçamo-nos para oferecer ao público uma feira melhor e maior a cada edição, sem perder nosso caráter competitivo e de líder de mercado”, afirma.
CoDesign ABIMAD por Virginia Lamarco
A iniciativa do espaço coworking foi lançada na última edição da feira e, devido ao sucesso, será replicada na ABIMAD’26. Desta vez, o espaço estará maior e com um novo conceito de ambientação e layout, especialmente projetados para surpreender e encantar.
Estrategicamente posicionado na feira e com entrada exclusiva, o CoDesign ABIMAD por Virginia Lamarco irá receber profissionais da imprensa, influenciadores digitais, formadores de opinião, convidados e expositores. O conceito do espaço e de suas funcionalidades ficará a cargo do CoDesign, empresa pioneira no conceito de coworking direcionado a marcas e profissionais da área de design e arquitetura. A curadoria de estilo será feita pela jornalista e produtora visual Virginia Lamarco, profissional da área com mais de 25 anos de atuação em títulos como Claudia, Casa Claudia, GIZ, além de projetos para marcas e empresas do segmento de décor e design.
O CoDesign ABIMAD por Virginia Lamarco tem como parceiros nesta iniciativa, a empresa Alice Wonders, especializada em digital experiencies. Os sócios, Alê Valdívia e Eric Winck, projetaram um cubo interativo com luzes LED, que mudam de cor à medida que os visitantes interagem fazendo fotos e postando nas redes sociais.
Outra novidade desta edição é a integração da plataforma ABIMAD Talks ao coworking. A proposta é oferecer uma programação concisa com bate-papos mais intimistas, comandados por profissionais do mercado de arquitetura, design, arte e tecnologia.
Nos seus 150 m2, o espaço de uso misto e colaborativo será ambientado somente com peças dos expositores associados, selecionados cuidadosamente. O ambiente comportará áreas distintas de trabalho para reuniões e encontros criativos, assim como, cantos de descanso, degustação e descompressão.
ABIMAD 15 anos por Amázzoni Gin
Festa pede brinde e, pensando nisso, ABIMAD convidou a Amázzoni Gin a criar um drinque especial para celebrar o evento. A marca idealizou uma bebida festiva e energizante para o happy hour da feira, o “ABIMAD Tonics”, um gim tônica acrescido de ingrediente secreto.
Exposição Best in Show
A terceira edição da exposição Best in Show ganha um novo formato nesta feira. A proposta é uma instalação de solução contemporânea e vocação itinerante, composta por bandeiras reproduzindo as imagens e conceitos das peças selecionadas na última ABIMAD’25, realizada em janeiro e fevereiro. São 30 bandeiras estampadas com as peças escolhidas pelas influenciadoras digitais do CarasBlogs: Aline Araújo, do Ame Arquitetura, Lucila Turqueto, do Casa de Valentina, e Mônica Barbosa, do Living Design.
Clientes VIPs
ABIMAD preocupa-se com a excelência de seu público e, para isso, realiza um trabalho minucioso para selecionar e atrair os melhores compradores do mercado. Nesta edição, são 400 lojistas convidados de todas as regiões do Brasil, para visitar a feira e conhecer, em primeira mão, os lançamentos dos principais fabricantes do segmento. Os clientes VIPs, que estão na ABIMAD’26, têm as suas despesas custeadas pela Associação, como passagens aéreas, estadias, alimentação e traslados.
Programa ABIMAD Export
O projeto bem sucedido tem como objetivo auxiliar as empresas associadas à ABIMAD a encontrar compradores no exterior e exportar para parceiros de todo o mundo. Atualmente, contempla um grupo seleto de 33 cooperados associados, que já exportam seus produtos para os mercados-alvo latino-americanos, além dos Estados Unidos.
Entre os muitos benefícios oferecidos pelo programa, há a oportunidade de participação nas Rodadas de Negócios Internacionais realizadas durante a feira. Os importadores visitam os estandes dos associados cooperados, com agenda previamente marcada, por meio do sistema de cruzamento de interesses (matchmaking).
Nesta edição, estão confirmados 22 lojistas importadores vindos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, cujas despesas foram subsidiadas pelo projeto ABIMAD Export. São também esperados 27 visitantes internacionais, entre eles, da África do Sul e Inglaterra.
Serviço:
Data: De 24 a 27 de julho de 2018.
Local: São Paulo Expo
Horário: De 24 a 26 de julho, das 10h às 19h; dia 27 de julho, das 10h às 17h (credenciamento até às 12h).
Site: www.abimad.com.br