VISITE SÃO PAULO e São Paulo Turismo apresentam números do turismo em São Paulo

Anúncio ABIMAD39

Eventos captados devem movimentar R$99,7 mi até 2026; capital recebeu 15,4 milhões de visitantes em 2017

Findo o primeiro semestre de 2018, o VISITE SÃO PAULO e o Observatório do Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo, apresentaram nesta quinta-feira, 9, os números do setor. Ganhou destaque a atualização da publicação Dados e Fatos, que reúne em um único documento informações atualizadas de diversas entidades. Em breve, documento estará disponível para consulta.

De acordo com o material, em 2017, São Paulo recebeu 15,4 milhões de visitantes, 3,3% a mais de 2016, sendo 2,7 milhões de estrangeiros das mais diferentes nacionalidades. O mesmo período registrou ocupação de 64,9% na ocupação hoteleira da cidade. 2016 fechou com 61,5%.

A publicação Dados e Fatos também conta com números do calendário de eventos do VISITE SÃO PAULO, que registrou em 2017 com 311 congressos, dando destaque à manutenção de São Paulo como principal destino para eventos associativos internacionais, de acordo como ranking da ICCA, International Congress and Convention Association.

Anúncio

Por parte do VISITE SÃO PAULO, foram apresentados números do primeiro semestre de 2018 em relação aos eventos captados, além de uma projeção para o segundo semestre. De janeiro a junho, foram realizados 10 eventos que foram captados com apoio da entidade, atraindo 11,4 mil participantes e gerando receita de R$6,6 milhões com os visitantes. De julho a dezembro, com os eventos captados confirmados até o momento, serão realizados ao todo 28 eventos captados com o apoio do VISITE SÃO PAULO, atraindo 55,2 mil participantes e gerando receita de R$41,9 milhões com visitantes.

Com os eventos captados confirmados até 2026 até o momento, está certa a realização de 62 eventos, que esperam juntos um público de 117 mil participantes e movimentação com visitantes de R$99,7 milhões. Eventos captados são aqueles que não fazem parte do calendário oficial e são atraídos aos destinos com apoio do VISITE SÃO PAULO por meio de um trabalho de prospecção, reunião com entidades, visitas de inspeção, produção de dossiês de candidatura, etc.

Na ocasião, o VISITE SÃO PAULO ainda detalhou os esforços da equipe de eventos para a promoção internacional em 2018. “Com participação de feiras internacionais junto à Embratur, realização de salles calls e famtrips, buscamos ampliar o trabalho de captação de eventos internacionais, devida a sua movimentação econômica significativa. No primeiro semestre, passamos pelo Paraguai, Chile, Cidade do México, Guadalajara e Ingleterra. Demos destaque ao mercado Latino, um dos principais emissores de visitantes ao Brasil. Para o segundo semestre, temos previsto atuações na Costa Rica, Estados Unidos e Emirados Árabes”, explica Toni Sando, Presidente Executivo do VISITE SÃO PAULO.

Por fim, ganhou destaque também o movimento SÃO PAULO É TUDO DE BOM, no qual equipamentos de turismo da cidade estão produzindo letreiros da campanha, incentivando a valorização do destino e do turismo. Já fazem parte o São Paulo Expo, Expo Center Norte e Centro de Convenções Rebouças. Nesta semana, estreou o letreiro o Parque Anhembi, durante a realização da Bienal do Livro.