No século passado, arquivos de imagem eram normalmente guardados de forma material (como em rolos, fitas de videocassete, CDs e DVDs). Atualmente, as imagens transformaram-se em ativos imateriais (são salvas no computador ou “em nuvem”). A tecnologia facilitou a produção e o arquivamento desse patrimônio digital, mas, ao mesmo tempo, criou novos desafios, como a gestão desses acervos.
Essa discussão será tema de um dos painéis do Congresso SET EXPO 2018, maior congresso de capacitação e atualização profissional da América Latina, que acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, e é organizado pela SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, que este ano completa 30 anos.
O debate será promovido no painel “MAM – Os Desafios da Gestão de Acervos Frente à Imaterialidade da Imagem”, que terá como moderador Teder Muniz Morás, consultor de Mídias Digitais do SBT.
MAM é a sigla de Media Asset Management (em português, Gerenciamento de Ativos de Mídia). No painel serão discutidos temas como a compatibilidade entre diferentes hardwares e softwares que compõem um ambiente técnico-operacional, definições sobre a melhor solução que atenda a determinado modelo de negócio, qualificação profissional, entre outros.
Na programação de palestras, Erick Soares, expert em Tecnologia da Sony Brasil, vai abordar os desafios do acervo e preservação. Ele falará sobre a escolha ou definição de tecnologia para preservação e acervo diante das opções existentes e a evolução tecnológica, com enfoque na tecnologia óptica para arquivo.
Na palestra “Conteúdo Líquido”, Giuliano Chiaradia, head de Conteúdo Digital do SBT, discutirá como surgem novas narrativas com tantas novidades tecnológicas ao nosso redor, mostrando como o futuro da comunicação integrada se apresenta numa narrativa não linear, colaborativa, interativa e sem limites entre o real e o virtual.
Juliana Ferrari, Media manager do SBT, fecha o ciclo de discussão com a palestra “Media Center, MAM, Ativos Digitais, Eficácia e Eficiência no Atendimento ao Cliente”, com um overview sobre o assunto, mostrando que já não há mais espaço para o analógico, e o terreno digital é vasto em possibilidades.