O Centro de Convenções Frei Caneca recebe e patrocina o V SIAPARTO – Simpósio Internacional de Assistência ao Parto que será realizado entre os dias 04 e 09 de setembro de 2018 e traz como tema “Paciência Ativa e Spinning Babies”. O evento reunirá mais de 1500 congressistas, palestrantes nacionais e internacionais e marcas que incentivam e trabalham para a mudança da realidade obstétrica no Brasil e na América Latina.
“Decidimos fazer o V SIAPARTO no Centro de Convenções Frei Caneca pelo segundo ano consecutivo por ser um espaço que comporta com, conforto, um grande número de participantes – esperamos 2000 congressistas para essa edição – e estar numa localização privilegiada, com ampla rede hoteleira ao redor e próximo às estações de metrô e grandes avenidas, que proporcionam facilidade na locomoção de quem irá ao evento”, aponta Ana Cristina Duarte, organizadora do Siaparto.
O SIAPARTO tem como objetivo contribuir para que os profissionais do parto possam oferecer um modelo de assistência à saúde da mulher e do bebê atualizado, com práticas cientificamente comprovadas e com respeito ao protagonismo da mulher durante a gestação, parto e puerpério. O simpósio é voltado a médicos obstetras, neonatologistas, pediatras e generalistas, enfermeiros obstetras, obstetrizes, doulas, educadoras perinatais e interessados em geral.
O tema Paciência Ativa e Spinning Babies contribui para que os profissionais tenham capacidade de escuta e possam esperar para acompanhar os processos fisiológicos normais, porém reconhecendo os sinais de distócia para ajudar mãe e bebê durante o processo do parto e nascimento. Paciência ativa tem sido o tema chave do conceito Spinning Babies, que este ano fará parte de todo o corpo do Simpósio desde os cursos preliminares, até a programação oficial.
Para Ana Cristina Duarte, fundadora do SIAPARTO, o congresso é um grande centro de atualização científica das melhores práticas médicas em busca do atendimento respeitoso ao parto e vem crescendo a cada ano. Mas, embora tenham sido observados avanços em torno do tema, há muitos desafios pela frente. “Quando falamos em violência obstétrica ainda temos um abismo entre o que é previsto pela OMS e a conduta na prática em muitas maternidades”, diz.
Outro fator que ainda preocupa é o alto número de cesarianas. O Brasil hoje é o país com o maior percentual de partos cesáreas do mundo. O dado do Ministério da Saúde (MS) aponta que diferentemente da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) – que apenas 15% dos nascimentos devem ocorrer por via cirúrgica – no Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de 55% dos nascimentos são via cesariana. Na saúde suplementar o número é ainda mais preocupante, chegando a 84%.
A criadora do método Spinning Babies, a parteira norte-americana Gail Tully, é uma das palestrantes do Simpósio e trará a essência dessa forma inovadora de abordar o parto. “Olhar profundamente sobre o corpo da mulher e do bebê e entender a fisiologia do parto faz com que a maior parte das dificuldades de posicionamento do bebê na pelve (distócias) possam ser resolvidas pela equipe médica de modo seguro e rápido, reduzindo intervenções mais profundas no parto e também a incidência de cesáreas intra parto”, afirma.
A programação completa do V SIAPARTO pode ser conferida no site www.siaparto.com.br .