ExpoAlumínio reúne público altamente qualificado e dita tendências para o setor nos próximos anos

Anúncio ABIMAD39

O principal evento da cadeia do alumínio para a América Latina encerra sua 7ª edição com saldo positivo e se confirma como polo gerador de novos negócios do setor. Entre os dias 3 e 5 de setembro, a ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio e 8º Congresso Internacional do Alumínio, realizados pela ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, reuniu no São Paulo Expo mais de 12 mil compradores, que puderam conferir as principais novidades e tecnologias de 140 marcas nacionais e internacionais, provenientes de países como Espanha, Canadá, China, Estados Unidos e Itália.

Segundo o vice-presidente executivo da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida, a ExpoAlumínio é uma vitrine tecnológica consolidada, que norteará o caminho a ser seguido pelo segmento nos próximos anos. E a qualificação do público foi essencial para o sucesso desta edição. “Recebemos compradores com grande conhecimento técnico, interessados em levar as mais modernas tecnologias para dentro de suas empresas. A ExpoAlumínio veio para mostrar que o alumínio ainda tem muito espaço para crescer no mercado devido às suas múltiplas aplicações e eficiência em diferentes segmentos da indústria. Acreditamos que o evento será o grande vetor de novos negócios para nossos expositores nos próximos meses”, afirma.

Com profundas reflexões e conteúdo de qualidade, o presidente-executivo da ABAL, Milton Rego, destaca que o 8º Congresso Internacional do Alumínio se mostrou o melhor espaço para a troca de experiências entre os agentes do segmento e atualização profissional. O evento contou com mais de 70 horas de conteúdo, 15 painéis com 72 papers e 60 keynote speakers, somando 132 apresentações. Com isso, o conteúdo do Congresso teve um incremento de 46% na programação em relação à última edição, realizada em 2016.

“Os diversos painéis que ocorreram ao longo dos três dias do evento indicaram as tendências e os principais drivers que devem guiar a indústria do alumínio nos próximos anos. Entre eles, sem dúvida, estão a inovação e a sustentabilidade”, acredita.

Anúncio

Com o tema “Tendências mundiais do alumínio e a inserção do Brasil nesse cenário” e sob a curadoria da ABAL, o Congresso tratou de temas ligados diretamente aos processos, produção e tecnologia, além de temáticas relevantes para o setor, que estão sendo discutidas mundialmente.

“O 8º Congresso Internacional do Alumínio fortaleceu sua posição como uma referência no setor e como uma oportunidade estratégica para que relevantes profissionais pudessem participar de debates técnicos de altíssima qualidade com foco em melhores práticas na inovação, tendências tecnológicas, gestão, segurança operacional, usinagem, governança e qualificação”, enfatiza Kaísa Couto, gerente da área técnica da ABAL. 

Parceria inédita

Uma das novidades desta edição foi que, pela primeira vez, os eventos foram promovidos de forma simultânea ao 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, oferecendo a troca de experiências entre os profissionais do setor. “Sempre estamos empenhados em proporcionar aos nossos expositores um ambiente para a geração de novos negócios, conectando vendedores e compradores. Por isso, a união com a SAE BRASIL foi de extrema importância para que pudéssemos trazer os engenheiros automotivos para fazerem negócios. A sinergia entre os eventos foi muito positiva”, completa Leandro Lara, Diretor do Evento.

Segundo Milton Rego, os eventos mostraram sinergia e saíram ganhando. “O ramo automotivo trouxe a sua visão para a indústria do alumínio e vice-versa”, complementa o presidente da ABAL. 

Experiências e conteúdo

Além da oportunidade de geração de novos negócios, a ExpoAlumínio ofereceu aos compradores novas experiências em espaços como: a Casa do Alumínio, o Cluster Startup Inovação e Hub Tecnológico.

Com um projeto inédito, a “Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura, arte e design” apresentou ao público, na prática, as aplicações do metal no dia a dia. A iniciativa foi inaugurada no evento e os compradores puderam conhecer mais sobre arte e design, a história do metal e sua aplicação em transportes, embalagens, utilidades domésticas e construção civil.

Ao término da ExpoAlumínio, o projeto será realizado em outras cinco cidades: Alumínio e Pindamonhangaba, em São Paulo; Brasília no Distrito Federal; Belém do Pará e São Luís do Maranhão, entre os meses de outubro de 2018 e abril de 2019.

Já o Hub Tecnológico foi um palco onde as empresas puderam apresentar suas tecnologias, tirar dúvidas e ainda fazer networking. O espaço deu a oportunidade de interação com o público e prospecção de novos negócios em segmentos diferentes do que a empresa já atua.

No Cluster Startup Inovação, espaço dedicado para debate de tendências e desafios, foram apresentados projetos nas áreas de Inteligência Artificial, Manufatura Aditiva, Internet das Coisas, Big Data, Realidade Virtual, Economia Compartilhada, Realidade Aumentada e Inspeção Visual.