Messe München comemora resultados de 2018

Anúncio ABIMAD39

A Messe München encerrou 2018 com resultados positivos e iniciou 2019 de maneira otimista e repleta de novidades. Além de já saber que sua feira BAUMA – realizada em Munique no mês de abril – quebrará todos os recordes, a promotora tem um grande lançamento em junho.

Nesta data, depois de 25 anos, a maior feira comercial dedicada a atividades ao ar livre da Europa acontecerá novamente em Munique sob o nome: OutDoor by ISPO. “Todos os nossos eventos saíram extraordinariamente bem em 2018. Certamente o ano de 2019 será notável para nós novamente”, comentou Klaus Dittrich, CEO da Messe München.

No ano de 2018, a Messe München voltou a crescer acima da média. Seus 201 eventos, realizados em todo o mundo, foram acompanhados por mais de 2,8 milhões de visitantes e cerca de 53.000 expositores.

A EXPO REAL, por exemplo, registrou 12% mais visitantes do que no ano anterior e estabeleceu um novo recorde de expositores: 2.100 empresas. Nos seus eventos realizados no exterior, o movimento não foi diferente, registrando crescimento de dois dígitos em alguns casos.

Anúncio

Na BAUMA China, por exemplo, o número de visitantes aumentou em 12%. Já na China Eletrônica, o número de expositores cresceu 12%. A India Eletrônica registrou um aumento de 31% na quantidade de marcas expositoras.

O sucesso no exterior refletiu – e beneficiou – os eventos realizados em Munique. Especialmente notável foi o aumento no número de expositores internacionais (até 8%) e visitantes (5%) que viajaram para Munique para os eventos na Messe München no ano de 2018.

No total, metade dos expositores agora vem do exterior. Entre os visitantes, a proporção do exterior é de 34%. “Para nós, este é um forte sinal da atratividade da Messe München em todo o mundo”, completou Dittrich.

Volume de vendas

De acordo com as projeções, as vendas do Grupo em 2018 serão de 415,3 milhões de euros. Deste total, cerca de 296 milhões de euros foram gerados em Munique. Com um lucro de EBITDA – ou seja lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – de cerca de 57,9 milhões de euros, que deixa um lucro líquido de 13,9 milhões de euros.

Messe München paga empréstimo de 520 milhões de euros

No início de 2019, a Messe München reembolsou o empréstimo de cerca de 520 milhões de euros concedido em 1996 pelos seus principais acionistas (Estado Livre da Baviera e a cidade de Munique), para a construção do centro de exposições. “Para a Messe München, isso significa que agora fortalecemos nosso capital acionário e podemos ficar livres de dívidas em 20 anos”, afirmou Klaus Dittrich.

Para a cidade de Munique e o Estado Livre da Baviera, este reembolso é “uma entrada considerável de fundos” que vai beneficiar os cidadãos.

Graças à sua sólida situação financeira, a Messe München conseguiu pagar todas as aquisições com recursos próprios nos últimos anos. Além disso, os 105 milhões de euros utilizados para a expansão de seu centro de convenções (com dois novos pavilhões) e construção do Centro de Conferências Nord (inaugurado em dezembro de 2018), também foram financiados pela por conta própria.

A maior Bauma de todos os tempos

A Bauma será uma feira de superlativos em 2019. Marcada para acontecer entre 8 e 14 de abril, a maior feira do mundo no setor será ainda mais gigante neste ano. Serão 614.000 m² de área de exposição, cerca de 9.000 m² a mais do que na última Bauma, realizada em 2016. Por esta razão, mais participantes são esperados. Com a previsão de mais de 3.500 expositores e 600.000 visitantes, a Messe München espera que esta seja a maior Bauma de todos os tempos.

Expansão da rede IFAT – feiras de tecnologia ambiental estão crescendo

O desenvolvimento de tecnologias para a proteção do meio ambiente está se tornando cada vez mais importante em todo o mundo. Seguindo esta tendência, a IFAT – principal feira mundial de gerenciamento de água, esgoto, resíduos e matérias-primas – está crescendo também.

A Messe München organizou quatro feiras do grupo IFAT em 2018: além da IFAT, com uma participação recorde em Munique, aconteceram feiras em Xangai e Guangzhou (China) e Mumbai (Índia). Além disso, a Messe München esteve envolvida em duas parcerias com as principais feiras comerciais de tecnologias hídricas e ambientais no Brasil.

A partir de 2019, a Messe München estará representada na China com três eventos da IFAT. Além das feiras de Xangai e Guangzhou, será realizada pela primeira vez a IE Chengdu (de 27 a 29 de junho de 2019).

Na Índia, a Messe München planeja desenvolver uma série de feiras de tecnologia ambiental em 2019. A IFAT Índia, em Mumbai, está agora associada a uma nova adição em dezembro – a IFAT Nova Delhi. Serão um total de sete feiras de tecnologia ambiental em todo o mundo em 2019. “O crescente número de eventos no exterior reflete a importância internacional dos assuntos tratados por nossas feiras”, completa Klaus Dittrich.

Grande demanda pelo centro de convenções da Messe München

E a promotora não comemora apenas o sucesso de suas feiras proprietárias em 2018. O ano passado também foi especial para os centros de convenções da Messe München. Nunca tantos grandes congressos médicos aconteceram em um ano no espaço de exposições de promotora como em 2018. O centro de convenções recebeu três dos principais congressos médicos do país, reunindo nada menos que 67 mil médicos de todo o mundo. Solicitações de reserva foram recebidas até o ano de 2026.

Com o novo Centro de Conferências Nord, a Messe München agora pode oferecer um local atrativo adicional.