Automec bate todos os recordes e recebe 75 mil visitantes na edição 2019

Anúncio ABIMAD39

A 14ª edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec) foi encerrada no sábado, 27, com recordes. O público registrado ultrapassou 75 mil visitantes, as rodadas de negócios nacionais e internacionais somaram R$ 77 milhões, cerca de 62 mil pessoas passaram pelas as áreas de experiências que somaram mais de 4 mil horas de conteúdo. Com o saldo, os organizadores ratificam que esta é a maior Automec já realizada e o maior evento B2B da América Latina.

Foram cinco dias ocupando todos os espaços dos 8 pavilhões e, ainda, boa parte da área externa do São Paulo Expo. Dentro do complexo, mais de 1.500 marcas nacionais e internacionais aproveitaram o contato direto com um público qualificado, formado por distribuidores, varejistas, reparadores, proprietários de oficinas, montadoras, concessionários e transportadoras. Um encontro de novas tecnologias e soluções com diferentes necessidades de mercado que resultou no ambiente perfeito para o desenvolvimento de projetos, parcerias e relações comerciais efetivas.

Para Elias Mufarej, diretor do Sindipeças e responsável por Reposição e Fomento à Exportação, a importância da feira para o setor é clara. “Considerando-se que a Automec é a maior feira de autopeças na América Latina e a quarta no mundo, ela expressa muito bem a magnitude do setor no Brasil, nos seus diversos segmentos”, afirma.

Além do Brasil, o pool de expositores reuniu empresas de países como Alemanha, Estados Unidos, França, China, México, Peru, Romênia, Paquistão, Coréia do Sul e Turquia. “Nosso pavilhão internacional representou 38% da área de exposição. É possível afirmar que temos representantes de todos os cantos do planeta”, diz Leandro Lara – diretor da Automec. O público também foi composto por diversas nacionalidades. Houve aumento de 50% na visitação de outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. “Além disso, acrescendo no público brasileiro, recebemos 10 caravanas oficiais dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais”, completa o executivo.

Anúncio

Antonio Fiola, presidente da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa Nacional), comenta que esta edição foi muito produtiva para a instituição. “Esta edição foi muito produtiva para o Sindirepa Nacional. Reunimos entidades de vários estados e também da América do Sul. Fizemos o segundo encontro da aliança da América do Sul para criarmos uma agenda comum e assim podermos trabalhar juntos em temas importantes para o setor de reparação de veículos. Entre as pautas, vamos defender o direito de reparação para obtermos acesso a dados dos veículos e também queremos estabelecer uma nova forma de comercializar peças de veículos de seguradoras, que, atualmente, só pode ser feita diretamente pelas companhias de seguro.

Falando da feira em si, mais uma vez, foi um sucesso de público e mostrou a força do mercado de reposição no Brasil. Foi excelente.”

Rodrigo Carneiro, presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (ANDAP), concorda, destacando o como evento mais importante do aftermarket brasileiro. “A Automec, mais uma vez, foi um sucesso. A ANDAP, juntamente com o SICAP, realizou o evento para os distribuidores que destacou novas tendências e inteligência de mercado. A feira ofereceu muitas atrações e teve grande número de expositores, o que mostra a força do mercado de reposição, responsável por 80% da manutenção da frota circulante de veículos. “

Alcides Acerbi Neto, presidente do SICAP, complementa: A AUTOMEC está se consolidando cada vez mais como uma das maiores feiras B2B do mundo. Durante o evento pudemos observar que o nosso mercado de reposição de autopeças é um dos mais expressivos e que existe muito otimismo em relação ao crescimento deste setor em 2019. E poderá ser ainda melhor nos próximos anos, desde que, o governo consiga implementar as reformas necessárias, principalmente simplificando a mais complexa legislação tributária do mundo!

Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios do Estado de São Paulo (Sincopeças – SP), Francisco Wagner de La Tôrre é categórico sobre a qualidade desta edição. “Posso afirmar com muita segurança que efetivamente temos uma feira comparada às melhores feiras do setor no mundo. Ficou muito claro que não só os expositores como os profissionais que foram à feira estavam ávidos pela retomada dos investimentos nos seus negócios, fato que indica uma retomada do setor.

Recorde em negócios

Com apoio da ANDAP, SICAP e do Sincopeças – SP, foram 03 rodadas de negócios, sendo 02 nacionais e 01 internacional. Um total de 130 reuniões que geraram R$ 77 milhões. No Clube dos Compradores, área com benefícios exclusivos, foi registrada a passagem de 700 executivos. “É um volume incrível e mostra que as empresas escolhem fazer negócios na Automec. Somos reconhecidos pela alta capacidade de atrair compradores qualificados e conectá-los com as soluções mais inovadoras do mercado”, explica Leandro Lara.

Esta conexão foi potencializada pela nova ferramenta de inteligência de dados, que levou recomendações personalizadas para mais de 85% dos visitantes a partir de seus interesses sinalizados no credenciamento. Sistema que fez ainda mais sentido considerando que, na comparação com 2017, esta edição teve um aumento de 36% no número de participantes com poder de decisão para compras e de 24% no público com verba acima de R$ 100 mil para investimentos. Mais de 65% dos distribuidores declararam verba acima de R$ 1 milhão para investir e mais de 50% dos visitantes varejistas eram responsáveis pelo fechamento de novos negócios.

O diretor administrativo-financeiro da Segvel, Guilherme França, distribuidora autorizada da 3M, conta que já participa da Automec há alguns anos para fechar negócios, encontrar novos fornecedores e fazer relacionamento com clientes. “Nosso grande objetivo é bater a meta de crescimento para 2019. Nos últimos três anos, a empresa vem crescendo 60% ao ano em faturamento. Então, para acompanhar essa expectativa alta, procuramos na Automec produtos que tenham potencial extremo e que contribuam com nossa estratégia”, explica.

Conteúdo e Capacitação

A Automec é uma referência não só no mundo dos negócios, mas também para um público ávido por informações de qualidade e seguras sobre o setor de reparação e reposição automotiva. Tendo em vista esse cenário, a organização da feira e expositores se empenharam em atender essa demanda dos visitantes. E conseguiram: ao todo, as atividades voltadas para conteúdo e capacitação, como palestras, debates, cursos e workshops somaram mais de 4 mil horas, quadriplicando o que havia sido alcança da última edição.

O evento deste ano começou com o Encontro da Indústria de Autopeças, promovido no dia 22 pelo Sindipeças e que debateu temas como inserção competitiva, o universo de pequenas e médias empresas, painéis sobre o mercado de reposição e visão de futuro, além exemplos e experiências de outros países, como México e Argentina. No fim do encontro foi realizado o desenlace da fita inaugural da Automec 2019.

No dia 23, o primeiro de feira, teve início o Fórum Automec, organizado, em conjunto, por Sincopeças, Sicap, Andap e Sindirepa. O intuito foi o de disseminar tendências de mercado, boas práticas e importantes dicas para varejistas, distribuidores e mecânicos. Em três manhãs de atividades, foram abordadas as temáticas “Gestão Inteligente e Recuperação Tributária”, “Inteligência de Mercado e Transformação Digital” e “Eletrificação Veicular”.

Na ocasião, o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octavio Pereira de Almeida, destacou os esforços empregados pela organizadora para tornar a Automec um evento ainda mais atrativo e relevante para a realização de negócios no mercado de reparação automotiva. “Neste ano, rompemos paradigmas para uma Automec ainda mais grandiosa e isso nos enche de orgulho. Nossa maior preocupação é o cuidado com o público final, para levarmos a melhor experiência possível”, afirmou.

E o Fórum foi só o começo. Em razão da relevância da Automec no cenário nacional e internacional, diversos encontros, palestras e seminários foram realizados por empresas e entidades do setor, em paralelo com a feira, nas salas do São Paulo Expo, entre eles, a Manhã de Tecnologia com a SAE Brasil, o Nexus Connecting Days Latin America e o Seminário Internacional de Retífica de Motores, do Conarem (Conselho Nacional de Retífica de Motores).

A parceria entre o Conarem e a Automec ocorre desde a primeira edição da feira. “Conseguimos motivar pessoas a virem para a feira por conta do seminário, como eu trouxe dos EUA, da África, do Chile, Guatemala, Paraguai, Uruguai, Argentina, e do mesmo jeito o pessoal aqui do Brasil que tem interesse na feira acaba vindo para o seminário”, salientou o presidente do Conarem, José Arnaldo Motta Laguna.

Um evento, muitas experiências

O conteúdo de alto valor agregado se estendeu a uma das grandes novidades desta edição, a Automec Experience. O espaço apresentou diversas palestras e workshops em uma Área de Conteúdo e Capacitação, conduzidos por especialistas ligados às empresas Delphi, AkzoNobel, Sigma, Chiptronic, KYB, Scania, Walter, Robert Half, AWL, Work Group, Motul, Wimpel, AndCap/Sicap, Hengst, Cabines Orange, Euro Repar, Febrava, Tecfil, IQA, Henkel, Abrafiltros. Com apoio do Senai, foram conferidos certificados dos cursos aos participantes, contribuindo para a qualificação dos profissionais.

Outro ponto de destaque na Automec Experience foi a Arena de Influenciadores, liderada pelo Dr. Carro, onde 18 personalidades ligadas à indústria automotiva contaram suas histórias e compartilharam suas experiências de carreira com os visitantes. Estiveram presentes nomes como Cacá Bueno (piloto da Stock Car), César Urnhani (piloto de teste do programa Auto Esporte), Batistinha (customizador de carros), Cristiano Rei dos Carros (reparador automotivo e influenciador digital), entre outros.

Esta parte teórica, ilustrada com grandes histórias, estava perfeitamente integrada com as atividades práticas: Oficina de Leves; Oficina de Pesados; Oficina de Personalização; Oficina de Colisão; Oficina de Motos e Oficina do Futuro. Uma Batalha de Envelopamento trouxe diversão e conhecimento para os visitantes que, além de participarem das disputas, receberam orientações sobre os materiais utilizados para a personalização dos carros e indicações de cursos para começar a trabalhar na área e ampliar, por exemplo, o leque de atendimento em uma oficina.

Na parte externa do pavilhão, a adrenalina da Área Racing e da Drive Experience, onde visitantes habilitados puderam sentir a emoção das pistas. O proprietário de oficina mecânica Tiago Lima Menezes foi um dos que participou da Drive Experience e considerou uma experiência única, pela oportunidade de saber mais sobre o carro e colocá-lo na pista efetivamente. Thiago veio de Salvador (BA) somente para conhecer a Automec. “Viemos para ver as novidades, lançamentos, coisas como novos scanners e sistemas. É a primeira vez que venho à feira e pretendo participar das próximas”, ressaltou.

Juntos, palestras, workshops e oficinas chamaram a atenção de 62 mil das 75 mil pessoas presentes.

Inovação: o drive da indústria

Inédita na Automec, a Área Inovação foi um dos espaços em que os expositores reuniram atividades diversificadas para os visitantes, criando uma convergência entre palestras, apresentações de produtos inovadores, experiências e a possibilidade de realização de negócios. A área contou com palestras sobre inovação por parte de empresas como Oficina Brasil, Petrobras, QueridoCred e também do Sebrae/SP.

Uma das expositoras que apresentou uma solução inovadora para o mercado foi a SIDe5, um Simulador Integrado de Demanda capaz de fornecer previsões de demanda anual de 32 categorias de produtos por marca, modelo e ano do veículo para 5 anos, possibilitando aos tomadores de decisão da indústria uma avaliação mais eficiente das oportunidades. Os visitantes puderam experimentar a tecnologia fazendo simulações no sistema durante a feira. “É uma inovação criada pela Fraga Inteligência Automotiva e pelo Grupo Oficina Brasil. Os visitantes que utilizaram o sistema gostaram bastante. Acreditamos que a participação na feira vá gerar negócios”, ressaltou a representante da SIDe5, Cristiane Martins.

Outro produto apresentado na área de inovações foi o Aplicativo Car10, que possibilita às oficinas a reunião de diversos serviços em um só sistema, como o registro de orçamentos, checklists de entrada e processamento de pagamentos. “O aplicativo é muito bom para as oficinas, pois deixa tudo mais rápido, desde a parte administrativa até a entrega do carro ao cliente. E a participação aqui na feira está sendo muito boa. Já veio muita gente ofertar parceria, pessoal de outros estandes, então vai ser algo muito bom para a empresa”, afirmou Caroliny Treffe, consultora Comercial da Car10.

“A Automec 2019 acabou, mas tenho certeza que muitos negócios e projetos iniciados na feira ganharão força e mercado a partir dos próximos meses. É o tempo de prepararmos algo ainda maior em conteúdo e soluções para honrar o título de maior evento de negócios da América Latina e, mais do que isso, continuar sendo o drive de todo o setor de reposição e reparação automotiva na região. Em 2021 vamos surpreender novamente”, finaliza Paulo Octavio P. de Almeida, Vice-presidente comercial da Reed Exhibitions Alcantara Machado.