Todo o ecossistema do audiovisual esteve reunido entre os dias 26 e 29 de agosto em São Paulo para participar do mais importante evento de tecnologia e negócios para mídia e entretenimento da América Latina, o SET EXPO, realizado anualmente pela SET.
Formado por uma Feira e um Congresso, o evento recebeu a visita de cerca de 15.000 pessoas. Desse total, 2.000 congressistas conferiram as mais de 80 horas de palestras, ouvindo 200 especialistas em suas áreas de atuação que abordaram em profundidade as inovações, tendências e desafios relacionados à crescente demanda por conteúdo audiovisual e aos novos hábitos de consumo de mídia.
Na Feira de Tecnologia e Negócios os visitantes puderam conferir os produtos e serviços de cerca de 400 marcas. Foram expostos, entre outros, equipamentos profissionais de áudio e vídeo, softwares de gestão e de produção e serviços de distribuição via streaming ou via satélite. Entre as marcas presentes, líderes globais como Sony, Pinnacle, Canon, Grass Valley, Fujifilm, SES, Panasonic, Hitachi, Adobe, Sennheiser, Arri, AWS Elemental e muitas outras.
Neste ano, houve um acréscimo de 30% de novos expositores. A expectativa de geração de negócios também merece destaque: mais de US$ 50 milhões (superior a R$ 200 milhões), cifra 25% superior em relação a edição anterior.
“A feira do SET EXPO é a mais importante para a Sony no mercado brasileiro e dá uma visibilidade muito grande para o segmento audiovisual tanto para a parte de produção, quanto para a área de emissoras, então todo mundo que trabalha com audiovisual está aqui.” afirmou Ilson Brancaleoni, do Marketing & Suporte Técnico da Sony.
Para Paulo César, integrante do time de vendas da Sennheiser, a importância de participar da Feira é a de ampliar o networking. “Foi importante para formar o maior número de contatos e parcerias com outras empresas”, disse.
Jurandir Pitsch, vice-presidente de Vendas da América Latina da SES, uma das mais importantes operadoras de satélites do mundo, explica a importância da SET EXPO: “para nós é a maior feira que poderíamos participar, onde fazemos nosso maior investimento e um evento que nos traz um retorno muito interessante.”
Acordos e temas disruptivos
A
edição 2019 do SET EXPO também entrará para a história por selar o acordo de cooperação entre a SMPTE (Society of Motion Pictures and
Television Engineers), uma das mais importantes associações do
setor de cinema e televisão do mundo, e a SET.
No Congresso, além de questões técnicas já consagradas tais infraestrutura de transmissão de TV e conteúdo, temas disruptivos como inteligência artificial, esportes eletrônicos e Big Data também ganharam espaço e grande interesse por parte dos congressistas. Entre os palestrantes, nomes do mercado e também de associações dos EUA (SMPTE, NAB), da Alemanha (Fraunhofer IIS) e do Japão (NHK-STRL, DiBEG); as grandes redes de TV nacionais como Rede Globo, SBT, Recort TV e Band e big techs como YouTube, IBM e Amazon.
Para Carlos Fini, presidente da SET, o SET EXPO 2019 mostrou a convergência e as enormes oportunidades de negócios do setor de mídia e entretenimento. “Percebo um espaço fértil para convergência, convivência e complementaridade positiva entre os modelos de consumo de mídia. Disse isso após o final do NAB Show 2019 e repito agora: estamos vivendo uma época do “e”, e não do “ou”. A cada dia que passa, há mais demanda por conteúdo e novos consumidores: tudo se encaixa”, avaliou.