O turismo é um segmento estratégico da economia brasileira – representando 8,1% do PIB Nacional – segundo estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), divulgado em março de 2019. Somente em 2018, o setor foi responsável pela criação de 6,9 milhões de empregos no Brasil. Mesmo assim, o turismo nunca teve a atenção que merece da esfera pública. Este movimento começou a mudar nos últimos anos com iniciativas importantes implementadas pelo governo através da implementação do visto eletrônico para alguns países estratégicos, a política de “céus abertos” (abrindo espaço para novas companhias, incluindo lowcosts), entre outras.
“Nós enxergamos estas iniciativas boas expectativas. Com elas, o turismo brasileiro deve crescer e trazer benefícios para a economia como um todo. Esperamos que cada vez mais nosso país se torne competitivo no turismo global”, comenta Magda Nassar, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional).
O setor de turismo segue aquecido e isso se reflete na presença massiva de empresas de todos os segmentos do turismo em mais uma edição da ABAV Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa, que será realizada em setembro. “No ano passado tivemos mais de 23 mil visitantes durante os três dias do evento, e em 2019 esperamos superar esse número. Ainda mais com a abertura ao público final que terá como chamariz a Black Friday de Viagens”, aponta Nassar.
A Black Friday de Viagens acontecerá somente no dia 27 de setembro, último dia da ABAV. Nessa ação, agências de viagem associadas à ABAV comercializarão pacotes promocionais para destinos nacionais e internacionais. Além da possibilidade de compra de pacotes com descontos, a ação representará a oportunidade de milhares de consumidores vivenciarem a experiência de compra com agentes de viagens, com toda a segurança e expertise que eles têm a oferecer. “A ABAV sempre atua para fortalecer a importância das agências de viagens no setor de turismo, e esta é uma das iniciativas que estamos apresentando também como grande oportunidade de vendas para nossos associados neste ano”, completa a presidente da associação.
Mas esta não será a única novidade do evento para 2019. Uma das inovações da feira para este ano é o “Espaço Colaborativo”, uma área com estandes de 4 a 25m² estrategicamente localizada próxima ao Buyers Club e onde acontecem as rodadas de negócios. De acordo com a organização do evento, ao lançar essa nova opção, a ABAV Expo proporciona a potenciais novos expositores, e aos que já participam em estandes compartilhados, a oportunidade de apresentarem suas marcas com mais visibilidade, em área própria, com condições bem acessíveis.
Dedicada a atualização e reciclagem de profissionais de turismo, a Vila do Saber contará neste ano com cinco arenas: Gestão, Tecnologia, Transformação, Digital e Mercado. “A grande novidade da edição é o apoio de um grupo de mentores formado por profissionais bem experientes do mercado na composição do conteúdo de cada uma das arenas”, completa Nassar.
Brainstore (espaço de vendas de livros, lançamentos e sessões de autógrafos com autores), Espaço Conectividade, Ilha Corporativa Abracorp, Conecta Big Data (apresentação de tendências em tecnologia para o turismo) serão apenas mais algumas das atrações do evento.
“Vale destacar também a grande variedade de expositores nacionais e internacionais no evento. Temos destinos, operadoras, agências, consolidadoras, companhias aéreas e marítimas, locadoras, seguradoras e empresas de tecnologia e soluções voltadas para o nicho de turismo, e muito mais”, finaliza Magda Nassar.
Serviço:
Data: 25 a 27 de setembro
Horário: 12h às 20h
Local: Expo Center Norte