Eventos de negócios geram impacto de R$ 305 bilhões na economia nacional, aponta UBRAFE

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Na última segunda-feira (18/11), a União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) realizou no WTC São Paulo o lançamento oficial do Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2020.

Lançado anualmente, a publicação traz informações sobre eventos e principais feiras de negócios promovidos pelos maiores atores do setor e associados Ubrafe, de forma detalhada, com data, local, segmentação, público, área da feira, periodicidade, visitação média, além das 100 Principais Feiras do Agronegócio no Brasil, sendo um total de mais de 200 eventos no País.

Além do tradicional lançamento do Calendário Ubrafe, outra atração foi a apresentação da “Pesquisa do Impacto Econômico das Feiras de Negócios em São Paulo” que trouxe dados atualizados do setor. “O ano de 2019 não foi fácil, mas as feiras conseguiram contribuir para suavizar este momento pois somos geradores de negócios”, comentou Abdala Jamil Abdala, Presidente da Francal Feiras e Presidente do Conselho de Administração da UBRAFE.

Realizada através da empresa NewSense, a pesquisa aponta que o valor do impacto anual na Economia Brasileira na geração de resultados para as empresas expositoras dos eventos é de R$ 305 bilhões – o equivalente a 4,6% do PIB Nacional.  Somente no Estado de São Paulo foram investidos por expositores e visitantes quase R$ 16,3 bilhões de reais com foco na geração de negócios através de eventos.

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Deste total: R$ 3,9 bilhões investidos nos promotores; R$ 2,6 bilhões investidos nos montadores; R$ 4,7 bilhões outros investimentos do expositor (equipe, serviço, logística, hospedagem, alimentação, promoção e etc); R$ 1,2 bilhões gastos visitantes locais; R$ 3,1 bilhões gastos locais visitantes viajantes; R$ 0,8 bilhão outros gastos visitantes viajantes.

A pesquisa também apresentou outros números interessantes como uma média de 8,2 milhões de visitantes por ano, que acompanharam 66,5 mil empresas expositoras divididos em 742 eventos de grande porte. De “grande porte”, foram consideraras feiras de negócios e congressos com stands e mais de 500 participantes. Cerca de 3 milhões de m² foram comercializados por estes eventos nos principais pavilhões/centros de eventos e grandes hotéis do Estado de São Paulo.

Outro dado interessante apresentado foi que, em média, a cada R$1,00 investido por empresas em eventos com foco em negócios resultou em um alto retorno e gerando um retorno de R$ 35,00 em vendas para as empresas expositoras.

Além dos principais players do setor, o evento contou com a presença de Vinicius Lummertz (Secretário de Estado de Turismo de São Paulo), Otavio Leite (Secretário de Turismo do Rio de Janeiro), Henrique Meirelles (Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo) entre outras autoridades.

A pesquisa completa está disponível aqui