Messe München gera receita média de 3,3 bilhões de euros por ano na Alemanha

Anúncio ABIMAD39

O mais recente estudo realizado pelo Instituto IFO de Pesquisa Econômica sobre a lucratividade indireta de feiras e congressos mostra a importância da Messe München como fator econômico para a cidade, a Baviera e o Governo Federal.

Cada euro produzido pela Messe München (MMG) gera dez euros de receita em todo o país: em hotéis e restaurantes, em empresas de construção de feiras, empresas de táxi, operadores de transporte e empresas de limpeza, segurança e artesanato.

“No ano recorde de 2019 a Messe München chegou a gerar receita de 4,31 bilhões de euros em todo o país. A Bauma, a maior feira comercial do mundo, gerou receita de 1,55 bilhão de euros. No que diz respeito ao emprego, a Messe München criou mais de 35.000 empregos e ajudou a gerar receita tributária de 846 milhões de euros no ano recorde”, enfatiza Klaus Dittrich, CEO da Messe München.

Maior poder de compra como resultado de mais expositores e visitantes internacionais

Anúncio

Para chegar a estes números, o IFO analisou e identificou as receitas e os impostos gerados e calculou o número de empregados remunerados dependentes de feiras e negócios de congressos.

O período analisado foi de 2016 a 2019. Os resultados do estudo referem-se a um ano de eventos com um programa médio de feiras. Expositores e visitantes de feiras e congressos em Munique geram receita total média de EUR 3,29 bilhões por ano em toda a Alemanha. Cerca de 80% desses efeitos do poder de compra ocorrem em Munique (1,77 bilhões de euros) e na Baviera (0,83 bilhões de euros, excluindo Munique).

Em comparação com o último estudo de 2013 (2,63 bilhões de euros), a receita induzida em todo o país aumentou 25%. A receita induzida apenas para Munique aumentou até 28%. “Isso é atribuível ao aumento da difusão internacional de visitantes e expositores, que ficam mais tempo e gastam mais em restaurantes e compras, especialmente em Munique”, diz Horst Penzkofer, do Instituto IFO.

Messe München induz mais de 27.000 empregos em todo o país

A Messe München gera receita total de 3,29 bilhões de euros e cria 27.294 empregos na Alemanha. Também aqui 83 por cento desses empregos estão em Munique (16.361) e na Baviera (6.281 excluindo Munique). Isso significa que a Messe München criou 2.900 empregos adicionais desde o último estudo do Instituto ifo em 2013.

Feiras e congressos aumentam a receita tributária em mais de 30%

Esse aumento também é acompanhado por maiores receitas tributárias. As receitas tributárias induzidas em toda a Alemanha foram de 646 milhões de euros, um aumento de 32% desde o estudo de 2013 (490 milhões de euros). Esse número é de até 38% apenas para Munique. Segundo a legislação tributária, a maioria dos impostos é destinada ao governo central e aos outros estados federais (396 milhões de euros), enquanto 217 milhões de euros permanecem na Baviera e 33 milhões em Munique.

Pandemia do coronavírus causa prejuízos de bilhões

Como organizadora de feiras e congressos, a Messe München GmbH foi afetada diretamente pela pandemia de coronavírus. Nenhum evento foi realizado desde março. “No momento, esperamos perdendo até 230 milhões de euros em receita em 2020”, diz Klaus Dittrich. “Infelizmente, a fórmula 1:10 também se aplica negativamente ao contrário, ou seja, a economia como um todo perderá 2,3 bilhões de euros apenas como resultado do cancelamento dos eventos em Munique”, completa.

Feiras para recomeçar no outono alemão e impulsionar a economia

Messe München comemorou expressamente o sinal verde do governo da Baviera de que, em princípio, as feiras serão permitidas novamente na Baviera a partir de 1º de setembro. “Os resultados do estudo são um testemunho impressionante da importância de nossos eventos para a economia doméstica. Um reinício no outono não apenas dará às empresas expositoras e visitantes o impulso de crescimento que elas precisam com urgência, mas também dará um estímulo significativo à atividade econômica em toda a região”, finaliza o CEO da promotora.