Os eventos presenciais estão retornando gradualmente, todos com restrições estritas em relação a fluxo, higienização e requisitos de distanciamento social. Na maioria dos casos, isso resultou em uma participação significativamente menor do que nas edições anteriores a COVID-19 dos eventos. No entanto a Hot Tub Swim Spa Blowout Expo, realizada em junho no Canadá, apresentou um movimento diferente, contando com quase o triplo da participação que seus organizadores esperariam em um ano “normal”.
Realizado há vários anos no Fraser Valley Trade & Exhibition Centre (conhecido como Tradex e localizado a cerca de uma hora de Vancouver), o evento de banheiras de hidromassagem teve que ser adiado de suas datas originais de março e ficou ameaçado de não ser realizado em 2020. Mas as restrições foram liberadas na Colúmbia Britânica (região do Tradex) no início de junho, passando a permitir eventos de até 50 pessoas, o que possibilitou sua realização.
“Percebemos que poderíamos fazer esse trabalho porque esta exposição em particular é um mercado muito específico e envolve grandes banheiras. Com essa orientação de 50 pessoas, poderíamos realizar o evento de maneira segura”, apontou Bradley Styba (diretor de desenvolvimento de negócios do Tradex) em entrevista ao Northstar Meetings Group.
O evento foi realizado durante dois finais de semana consecutivos, atraindo mais de 1.000 participantes no total – embora nunca houvesse mais de 50 pessoas dentro do espaço de evento de uma vez – e um recorde de 80 banheiras de hidromassagem foram comercializadas. Como um dos primeiros eventos presenciais do país desde a chegada da pandemia, foi um sucesso definitivo. “O momento estava certo e as precauções deram aos visitantes a confiança de que este seria uma feira segura”, disse Styba.
Medidas de segurança
Styba e os organizadores da Expo colocaram marcações e setas de mão única no chão para incentivar a distância entre os visitantes. Eles também garantiram a instalação de estações de saneamento e sinalização, lembrando os participantes da distância social em todo o local. Em vez dos habituais 2.300 m² de espaço alocado para o evento, os organizadores foram autorizados a usar mais duas áreas, totalizando cerca de 5.500 m², o que criou muito espaço para expositores e participantes.
Toda vez que alguém entrava em uma banheira de hidromassagem para testá-la, um membro da equipe esperava para limpá-la para a próxima pessoa. No banheiro, para lembrar os visitantes a manterem o distânciamento, Styba e sua equipe intercalaram as cubas das pias. Enquanto uma era usada para lavar as mãos, a outra estava servindo de vaso para plantas. A ideia foi transformar uma limitação em uma oportunidade de decoração criativa. Eles seguiram uma política estrita de entrada e saída na entrada principal do centro de convenções, garantindo que nunca houvesse mais de 50 pessoas dentro do local de cada vez.
Fonte: Northstar Meetings Group