A Lupa Systems, empresa de investimento de James Murdoch, adquiriu uma participação de 30% do MCH Group, empresa controladora da Art Basel. A aprovação do negócio está prevista para 3 de agosto.
O investimento ajudará a sustentar o grupo suíço, cujos os eventos foram duramente atingidos pela crise do coronavírus. A Lupa Systems foi fundada no ano passado com a intenção de construir um portfólio de investimentos de empresas de entretenimento e mídia.
“A longa história de inovação do MCH Group para os clientes, o compromisso cívico com a vida econômica e cultural e o profundo investimento em suas plataformas e comunidades criam um negócio de longo prazo que pode crescer, investir e florescer”, afirmou James Murdoch em comunicado.
De acordo com a MCH, o investimento é parte da reestruturação da dívida da MCH e de outras medidas necessárias para superar os efeitos da crise da COVID-19. O comunicado aponta ainda que o objetivo é desenvolver “formatos clássicos de exposições e eventos em plataformas e comunidades orientadas para o futuro e fortalecer a posição de mercado do MCH Group e da Art Basel na Suíça e internacionalmente”.
Os problemas da feira da Baselworld e os cancelamentos da Art Basel em Hong Kong (em março) e da Art Basel (em setembro) devido a pandemia causaram perdas consideráveis.
O novo conselho de administração da MCH contará com três – de seus nove membros – pertencentes à Lupa Systems, incluindo James Murdoch.