Governo do Ceará deve decidir nesta semana sobre o retorno dos eventos

Anúncio

O Governo do Ceará prevê concluir ainda nesta semana um plano para o retorno das aulas presenciais, das academias, dos bares e dos eventos em Fortaleza. Essas atividades ficaram de fora da fase 4 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais na Capital.

Segundo o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Flávio Ataliba, os segmentos de escolas, academias, bares e eventos vão se reunir a partir desta segunda-feira (20) com o governo estadual para traçar uma estratégia. Além disso, Ataliba disse que a partir desta semana, 95% da economia estará sendo reativada no estado.

O secretário ressaltou que o governo está empenhado em reabrir diversos setores, com todos os protocolos sendo seguidos.

“Estamos com 95% da atividade econômica em funcionamento. Falta pouco para termos a situação anterior da pandemia. Então é muito importante que quem está nos ouvindo e assistindo saber que essa retomada precisa ser feita de uma forma muito responsável. Dado o tamanho de Fortaleza, essas decisões sempre passam também pelo prefeito Roberto Cláudio”, frisou.

Anúncio

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas e Eventos no Ceará (ABEOC-CE), o impacto econômico no Ceará foi de R$ 188 milhões. A expectativa de crescimento até 2021 era de 15% no faturamento, mas, devido à proibição de aglomerações, várias empresas tiveram faturamento baixo ou nulo. O levantamento do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos-CE) estima que 3,6 mil empregos diretos e 10,8 mil indiretos deixarão de ser gerados devido aos cancelamentos por conta da pandemia da Covid-19.