A Mastercard acaba de firmar um memorando de entendimento com o Governo do estado de São Paulo para a participação no programa Mastercard City Possible. São Paulo é o primeiro estado a fazer parte da iniciativa, que busca o desenvolvimento de um futuro urbano mais inclusivo, sustentável e eficiente.
“Destaco o quão é oportuna a assinatura desse memorando de entendimento do City Possible. São Paulo é um estado com força econômica, demográfica e em todos os setores da sua econômica é líder ou vice-líder, e isso se associa a uma empresa que é também é líder, como é a Mastercard.”, afirmou o Governador João Doria.
Ao entrar para o programa, São Paulo passa a integrar uma rede colaborativa que inclui mais de 160 municípios em todo o mundo como Los Angeles, Londres, Dubai, Buenos Aires, Dublin e Helsinque. No Brasil, as cidades de Curitiba, Guarulhos, Santo André, Madre de Deus, Juazeiro do Norte, Novo Hamburgo e Porto Alegre já fazem parte da iniciativa.
“Este encontro nasceu em novembro do ano passado, quando São Paulo participou pela primeira vez do Smart City Expo em Barcelona. Desde então avançamos com o nosso programa Cidades Inteligentes no estado e no diálogo permanente para que pudéssemos efetivar hoje esta importante iniciativa”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
Com o programa City Possible, a Mastercard estabelece um novo modelo de engajamento entre os setores público e privado, colaborando com várias grandes cidades globais. A iniciativa envolve outras lideranças do setor privado e importantes instituições acadêmicas, como a Universidade de Harvard, para ajudar a resolver os desafios enfrentados pelas cidades.
“Mais do que nunca, as cidades precisam compartilhar boas práticas e formar redes colaborativas em prol do desenvolvimento econômico e social e, com a nossa ampla rede global de parceiros, tecnologias inovadoras e insights de mercado, podemos ajudar governos locais a desenvolver cidades mais conectadas, tornando-as mais inclusivas, eficientes e responsivas às necessidades de todos”, afirma João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.
O estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil, com 45,9 milhões de habitantes e sua população corresponde a 21,8% do país, segundo o IBGE de 2019. A entrada do estado, além de fomentar a participação das cidades paulistas no programa, impulsionará o crescimento econômico, a inovação e a melhoria da qualidade de vida por meio do uso de ativos de tecnologia.