Impactos da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo

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O Observatório do Turismo da cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), divulgou hoje um primeiro balanço com a expectativa de impacto da Copa do Mundo FIFA 2014 na capital paulista.

O levantamento é parte da apuração que será feita diariamente na Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista, que funcionará no Anhembi sob a administração da SPTuris durante todo o período da Copa. “Teremos dados sobre os hotéis, movimento nas Centrais de Informação Turística e até saberemos o que os turistas estão dizendo nas redes sociais”, explica o presidente da SPTuris e secretário municipal para Assuntos de Turismo.

Até o momento, esses são os principais dados:

Expectativa de turistas e ocupação da cidade Segundo o Ministério do Turismo, a cidade de São Paulo deve receber 390,7 mil turistas. Serão 63.362 turistas estrangeiros e 327.375 turistas nacionais, que movimentarão R$ 706,5 milhões na cidade. A previsão de gasto médio do turista que estiver em São Paulo durante o período da Copa é de R$ R$ 1808,29, sendo que cada turista poderá assistir até quatro jogos em diferentes cidades e deixará aproximadamente este mesmo valor em cada uma delas.

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Ao final, a projeção é que eles gastem R$ 5.500,00 durante sua estada no país, já descontadas as despesas com passagens aéreas e valores gastos no país de origem. O número desses visitantes foi calculado com base nas vendas de ingressos até a primeira semana de abril.

São Paulo deve receber mais de 15 milhões de turistas no ano de 2014, segundo estimativa do Observatório do Turismo da SPTuris, já contando com o impacto da Copa. Em 2013, a cidade recebeu cerca de 13,2 milhões de visitantes; A estimativa de incremento no número de visitantes nos anos seguintes à Copa é de 20% em São Paulo;

Das 15 seleções que estão hospedadas no Estado de São Paulo, 5 estão entre os 10 principais emissores de turistas estrangeiros para nossa capital, incluindo os Estados Unidos, que são o principal emissor e irão se basear na própria metrópole; Dos 8 países que irão jogar na Arena Corinthians na primeira fase, são destacados como grandes emissores de turistas para a capital paulista, além do Brasil, a Inglaterra, o Chile e o Uruguai. São nacionalidades com as quais a cidade possui familiaridade, pois já atende regularmente;

Venda de ingressos

Aproximadamente 40% dos bilhetes vendidos para a primeira e segunda fases da Copa foram para estrangeiros, 52% para paulistanos e visitantes de cidades nos arredores (até 100 km) e 8% para turistas das demais cidades brasileiras. Entre os principais compradores de ingressos internacionais, os ingleses, uruguaios e norte-americanos lideram a lista. Os três fazem parte dos principais destinos emissores de turistas para São Paulo.

Entre os visitantes nacionais, cariocas, paranaenses e mineiros são os maiores compradores de bilhetes para as partidas em São Paulo. Para a abertura da Copa, Brasil x Croácia, no dia 12 de junho: 22% dos ingressos foram vendidos a estrangeiros, sendo os principais compradores os croatas (9,9%), alemães (2,9%), ingleses (1,9%) e norte-americanos (1,7%). Com exceção da Croácia (voo com uma escala via Frankfurt é uma das opções com maior quantidade de oferta), São Paulo é ligada por voos diretos com os aeroportos dos principais compradores de ingressos, com frequências diárias.

Voos em São Paulo

Segundo estudo realizado pela empresa espanhola Foward Data, junto com a Pires & Associados no Brasil, que analisou as reservas aéreas para o Brasil durante a Copa do Mundo Fifa 2014, São Paulo tem participação de 1/3 do total de reservas feitas para o período, considerando todos os emissores, para todas as cidades-sede. Isso reforça a condição da capital paulista de principal hub aeroportuário da América do Sul;

Fonte: SPTuris