Desafios e soluções da gestão de resíduos nas feiras de negócios

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A UFI, Associação Global da Indústria de Exposições, lançou hoje (17/09) um relatório para tratar da questão dos resíduos na Indústria de Exposições.

Este relatório deriva de várias ações da UFI, incluindo a criação de forças-tarefa regionais dedicadas em todo o mundo e a seleção das melhores práticas por meio do prêmio “Melhor Gestão de Resíduos 2020”.

Mais de 40 empresas, de 22 países, participaram na composição dos resultados deste relatório, compilado pela Greenview, membro do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sustentável da UFI.

O material apresenta as conclusões que emergiram do cenário regulatório; desafios comuns na gestão de resíduos e soluções; bem como exemplos de melhores práticas em todo o mundo.

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“A geração e o desvio de resíduos é um grande desafio na indústria de feiras. Embora muitas organizadoras e espaços de eventos estejam lidando com isso seriamente, precisamos ir mais longe coletivamente, e este relatório servirá como base para ações futuras do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sustentável da UFI”, indica Philippe Echivard, Chefe de Meio Ambiente e Segurança da Palexpo (Suíça) e Presidente do Grupo de Trabalho.

Em termos de marcos regulatórios, as normas de gestão de resíduos não se relacionam especificamente com a indústria de exposições – e variam enormemente dependendo da região, país e até cidade onde o local do evento está localizado. O relatório inclui uma visão detalhada dos aspectos da legislação da União Europeia relacionados com a gestão de resíduos, elaborada pela European Exhibition Industry Alliance.

Em termos de desafios comuns, o mais urgente diz respeito aos estandes, abrangendo os materiais utilizados, responsabilidades e custos.

Outro grande desafio reside na necessidade de engajamento com um grande número de grupos de stakeholders e, mais especificamente, com expositores e visitantes, onde muitas vezes há falta de conscientização e comunicação sobre essas questões.

O relatório também destaca as grandes realizações de várias empresas da indústria de exposições. Essas iniciativas cobrem as seguintes áreas: incorporação da gestão de resíduos ao longo do ciclo de planejamento do evento, envolvimento com participantes para reduzir resíduos, uso de tecnologia e inovação para desenvolver novas soluções para os desafios de gestão de resíduos e descarte de resíduos de forma sustentável via compostagem, doação ou programas mais amplos de benefício comunitário, por exemplo.

“Sustentabilidade é a chave no mundo de hoje e a UFI segue trabalhando junto a indústria de exposições nesta área, onde o progresso pode ser feito. Este relatório fornece percepções importantes sobre os desafios atuais e também descreve as próximas etapas que nossa indústria precisa adotar. Vamos usar o momento atual para realinhar nossos processos, sempre que possível”, disse Mary Larkin, presidente da UFI.

Em linha com a missão da UFI de desenvolver a indústria em todo o mundo, o relatório “Gestão de resíduos na indústria de exposições” está disponível gratuitamente. Ele pode ser baixado clicando aqui.

A UFI organizará duas sessões online do UFI Connects para apresentar e discutir as conclusões do relatório:

  • Em 24 de setembro com foco na Ásia / Pacífico e Oriente Médio: às 9h Londres, 10h Paris, 12h Dubai, 16h HK, 18h Sydney
  • Em 8 de outubro com foco na Europa e nas Américas às 17h em Paris, 8h em Los Angeles, 10h em Bogotá, 11h em Nova York, 16h em Londres

Programas detalhados e registros estão disponíveis em www.ufi.org/uficonnects