Argentina apresenta seus resultados de 2019 no setor de eventos

Anúncio ABIMAD39

Nesta semana foram divulgados os resultados do “Relatório Anual 2019” do Observatório Econômico de Turismo de Reuniões da República Argentina.

A apresentação foi feita em formato virtual e contou com a participação do Ministro de Turismo e Esportes da Nação, Matías Lammens, do Secretário Executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística, Ricardo Sosa, do Presidente da Associação Argentina de Organizadores e Fornecedores de Exposições, Congressos, Eventos e Gabinetes de Convenções, Fernando Gorbarán e do Reitor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires, Alberto Barbieri.

Segundo o relatório o impacto econômico do turismo de eventos foi de 35.948 bilhões de pesos. Além disso, consta que no ano passado foram identificados 7.743 eventos na Argentina, 24% a mais que em 2018. No total, 6.952 eventos foram agrupados em Congressos e Convenções (C&C) e 791 em Feiras e Exposições (F&E).

Em relação aos Eventos Esportivos Internacionais (EDI), são identificados 163 encontros e 219 encontros de incentivos (INC). A grande maioria dos eventos foram realizados durante o segundo semestre do ano, sobretudo entre os meses de agosto e novembro, período em que decorreram cerca de 55% das reuniões.

Anúncio

Como parte de dois resultados anuais, também são reportados dados obtidos do ranking de países organizadores de eventos e encontros internacionais, elaborado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), onde a Argentina manteve-se em 18º lugar durante 2019  e ficou, pela primeira vez, em primeiro lugar na América Latina, superando Brasil e México.

“Este é um trabalho de longo prazo, produto de planejamento e trabalho conjunto, bem como uma decisão política que foi tomada há 10 anos e foi sustentada até hoje”, comemorou Gorbarán.

Confira a apresentação completa no vídeo abaixo