Por Igor Tobias*
A necessidade de construir uma comunidade de indivíduos com ideias semelhantes é inata em cada um de nós. Como você se aproveitar disso em sua estratégia de marca?
A necessidade de pertencer é intrínseca à humanidade desde o princípio de nossa existência, quando era impossível sobreviver sem fazer parte de um grupo.
Desenvolver esse sentimento de pertencimento a um determinado público sempre foi um dos principais objetivos no planejamento de eventos, sejam eles convenções de vendas, congressos ou festivais de música.
A verdade é que a realização de eventos sempre foi a forma mais comum e eficaz de construir comunidades, embora tenhamos dificuldade em calcular o retorno de cada real investido.
Construindo comunidade no mundo VUCA
Se fazer alguém se sentir parte de uma comunidade não era uma tarefa simples em um cenário onde experiências presenciais eram possíveis, alcançar esse objetivo tornou-se agora ainda mais desafiador.
Como o Dalai Lama disse uma vez, “quando você perder, não perca a lição”. Então, o que podemos aprender com isso, e o que podemos fazer diferente de agora em diante?
O foco desta conversa é que, tanto as associações quanto os clientes corporativos, precisam continuar engajando suas comunidades com ou sem pandemia.
A maior lição que podemos aprender com isso é a necessidade de discutir como vamos construir comunidades neste mundo VUCA. E entendido isso, então discutir os briefings dos eventos.
Todos concordamos que as experiências presenciais são essenciais em uma estratégia de marketing. É hora de entendermos que o evento, seja presencial, virtual ou híbrido, é apenas a ferramenta que usaremos para construir e ativar comunidades.
Construir comunidade como presença de marca
Construir comunidades é essencialmente uma estratégia de presença de marca. Em outras palavras, a marca ou produto passa a ser o centro de uma grande rede que inclui consumo de conteúdo, relacionamento, troca de conhecimento, influência, geração de leads e muito mais.
Para chegar lá, precisamos conhecer as necessidades e expectativas do nosso público.
No final, seremos capazes de construir um público fiel, uma reputação para nossas marcas e darmos sustentabilidade para nossos negócios. A pandemia da Covid-19 mostrou claramente que havia dois grupos de empresas.
O primeiro grupo era formado por empresas com planos bem estruturados de como se ativar e se relacionar com seus públicos. Apesar da pandemia e graças a uma estratégia multicanal eficiente, essas empresas continuaram gerenciando suas comunidades.
O segundo grupo foi formado por empresas que basearam suas ações em experiências presenciais. Obviamente, as empresas do segundo grupo abriram uma lacuna no relacionamento com seu público-alvo e também abriram portas para concorrentes.
6 dicas para desenvolver estratégias de construção de comunidade
A maior lição que nosso setor aprendeu durante esta crise é que devemos desenvolver estratégias de construção de comunidade antes de discutirmos os briefings de eventos.
Portanto, aqui estão 6 dicas importantes para você desenvolver sua estratégia de gestão e construção de comunidade e continuar vencendo – com ou sem pandemia:
1. Estratégia agnóstica de canal
Defina com antecedência quais canais você usará para se comunicar e gerar engajamento. Não existe certo ou errado, cada canal cumpre seu objetivo, mas lembre-se que seu conteúdo deve atingir seu público e não o contrário.
2. O conteúdo é o rei
A famosa citação de Bill Gates também se aplica à construção de comunidades. Não há como você ser valorizado pela comunidade sem oferecer conteúdo relevante e confiável.
3. O engajamento é a Rainha
Se o conteúdo é o rei, certamente o engajamento é a rainha. Manter os membros da comunidade engajados transformará suspects em prospects, prospects em leads e, por fim, leads em clientes.
4. Seja consistente
A comunicação deve ser frequente, relevante e confiável. Sua comunidade contará com você para ser manter atualizada.
5. Conheça o seu público
Faça perguntas, mantenha uma escuta ativa e observe cuidadosamente o comportamento das pessoas. Seja curioso e aprenda com os membros da sua comunidade.
6. Defina KPIs
Defina indicadores para medir o retorno com base na análise de engajamento dos membros da comunidade. Net Promoter Scores e crescimento orgânico são dois ótimos indicadores para começar.
Lembre-se: uma comunidade é formada por pessoas. Apesar dos interesses comuns, cada um reage de maneira diferente a diferentes gatilhos. É essencial estar onde está o seu público para identificar quais as melhores plataformas e estratégias para que a sua marca seja reconhecida, admirada e que promova o crescimento orgânico da sua comunidade.
Você está pronto? Vamos superar isso juntos! O mundo da ativação de comunidades está evoluindo – assim como nossas estratégias de engajamento da sua audiência.
Seja no mundo virtual, físico ou híbrido, podemos ajudá-lo a se adaptar e transformar enquanto cria conexões significativas.
*Igor Tobias é diretor geral da MCI Brasil e presidente da Meeting Professionals International (MPI) Brasil