Governo alemão define ajuda econômica para empresas do setor de feiras afetadas por segundo bloqueio

Anúncio ABIMAD39

As empresas do setor de feiras e eventos receberão do governo federal uma indenização pela perda de vendas devido ao atual bloqueio parcial.

Desde o início de novembro de 2020 as feiras comerciais na Alemanha estão fechadas, em um período total que perdurará por quatro semanas. 

O governo federal decidiu quais serão as medidas de auxílio à economia neste período.

As empresas, trabalhadores independentes, associações e outras instituições afetadas pelos encerramentos temporários podem solicitar ajudas econômicas “extraordinárias” como compensação pelas suas perdas financeiras. 

Anúncio

Isso também se aplica explicitamente a empresas públicas.

As companhias que geram 80% de suas vendas com empresas diretamente afetadas pelos encerramentos são classificadas como empresas indiretamente afetadas e também podem solicitar ajuda econômica extraordinária. 

As empresas afiliadas (empresas do grupo) também têm o direito de se inscrever se mais de 80% das vendas totais do grupo forem direta ou indiretamente afetadas pelas empresas afiliadas.

As empresas afetadas receberão subsídios de 75% do faturamento médio semanal em novembro de 2019 para cada semana de fechamentos. 

O limite máximo resultará do limite máximo de financiamento permitido pela lei de auxílios estatais: 1 milhão de euros.

Subvenções mais altas requerem notificação e aprovação da Comissão da UE. O governo federal está atualmente em negociações intensivas com a UE a fim de obter tal aprovação para subvenções maiores.

 A nova ajuda econômica será adicionada aos programas existentes. A ajuda financeira terá um volume financeiro de até 10 bilhões de euros.

Mais informações, em alemão, podem ser obtidas clicando aqui e aqui