Academia Brasileira de Eventos e Turismo empossa novos Acadêmicos

Anúncio ABIMAD39

A Academia Brasileira de Eventos e Turismo realizou nesta segunda-feira (7), no Expo Center Norte, a Cerimônia de Posse da Diretoria Executiva 2014/2015.

O evento contou com a presença de representantes de 18 entidades ligadas aos setores de eventos e turismo e de mais de 30 setores da economia, além de autoridades políticas, como o Deputado Federal Walter Feldman (PSB) e a Deputada Estadual Célia Leão (PSDB).

Há mais de 20 anos está à frente da diretoria do Expo Center Norte, Sergio Medina Pasqualin, assumiu a presidência da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Desde 2011 como Acadêmico, Pasqualin foi eleito para a gestão da Entidade durante o biênio 2014/2015, no lugar de José Wagner Ferreira, diretor da Viaja Brasil, ex-presidente da Webjet e ex-vice-presidente da TAM.

Anúncio

Sergio Pasqualin tem extensa experiência no setor de feiras e eventos e diz ser uma honra poder  participar de um grupo de pessoas que fazem parte da história do setor de Eventos e Turismo no Brasil.

Pasqualin disse em seu discurso de posse que pretende dar continuidade à proposta da missão da Academia, com os valores prestados pelo comprometimento com o setor, dentro dos princípios éticos e respeito à sociedade. Disse também que vai se propor a trabalhar o adensamento do conhecimento e da tecnologia a serviço dos eventos , e o  programa educacional.

“Em vias de implantação é um primeiro passo nessa direção, propiciando que jovens formandos estagiem nos melhores pavilhões, centros e convenções, promotoras e montadoras nacionais e internacionais, habilitando-os a uma formação mais globalizada”.

O primeiro destino internacional dos alunos será a Messe Düsseldorf, onde farão estágio.

A cerimônia, conduzida pelo jornalista e também Acadêmico Carlos Alberto Julio, também homenageou novos patronos, já falecidos, como Anna Maria Marcondes Machado, fundadora da Abeoc, primeira diretora executiva do SPCVB e mentora do Projeto de Municipalização do Turismo; Bruno Antonio Caloi, fundador das Indústria Caloi, grande incentivador do ciclismo e do vôlei nacional; Lourenço Mazzuca, ex presidente da Abeoc e da Cocal; Omar Gazzelli, fundador da Guazzelli Feiras; e Virginio Loureiro secretário de Turismo de Alagoas, um dos principais alavancadores dos voos charters para o Nordeste.

As homenagens foram recebidas pelos filhos, que também participaram diretamente da posse dos novos Acadêmicos José Estevão Cocco, presidente da J.Cocco Comunicação e Marketing e da Academia Brasileira de Marketing Esportivo e Romano Pansera, presidente da Promovisão e do Popai Brasil (Associação Global de Marketing no Varejo).

Outro homenageado no evento foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O ex presidente recebeu uma Medalha Mérito pelos benefícios que proporcionou ao País e por ter sido o primeiro presidente a colocar o setor de turismo como Ministério.

“Sempre prestei atenção à importância dos grandes eventos e eles já fazem parte da vida contemporânea, sobretudo as convenções empresariais, que tem importância no fluxo de pessoas. Quanto ao Turismo, acredito que não fizemos ainda o suficiente enquanto País, falta o esforço de comunicação para que o visitante possa entender que somos um País que não só recebe bem. O turismo não é só para lazer, é também para conhecer, entender a cultura, existem muitos aspectos a serem ressaltados e temos muito o que fazer para atrair mais gente”, comentou FHC.

Além de receber a homenagem, Fernando Henrique Cardoso ministrou uma palestra para os convidados. Após a sua apresentação, a Academia entregou ainda mais de 200 livros do setor de Eventos e Turismo como doação para a Biblioteca do Instituto FHC.