Empresas de eventos de Barcelona (Espanha), bem como as entidades público-privadas Fira de Barcelona, Barcelona Convention Bureau, com o apoio da Câmara de Comércio de Barcelona, se uniram pelo retorno dos eventos.
Desta união nasceu o movimento “Back to Events” e um manifesto onde apresentam um plano de ação para o retorno aos eventos encorajando a realização de testes rápidos de antígenos.
“A reativação de eventos presenciais seguindo as recomendações do Plano de Ação, terá um duplo impacto positivo na sociedade: reativará a economia do setor de eventos e aumentará o número de pessoas testadas, cortando as cadeias de contágio no início e transferirá dados para o sistema de saúde para monitoramento e controle”.
Confira abaixo o manifesto e plano de ação na íntegra:
O setor de eventos movimenta uma grande quantidade de riqueza na economia catalã. O profissionalismo e a competitividade de todos os atores participantes fazem com que Barcelona esteja constantemente entre as 4 cidades mundiais com maior atração de Congressos Internacionais.
Segundo dados do Barcelona Tourism Convention Bureau, o impacto econômico das reuniões e congressos realizados em Barcelona em 2019 foi de 1.761,68 milhões de euros.
É preciso lembrar que esses dados econômicos carecem do impacto econômico das Feiras e, também, dos Eventos realizados por empresas no território e que não são reuniões nem congressos.
Por exemplo: Inaugurações, campanhas de marketing, apresentações de produtos, aniversários de empresas, formação de equipes, treinamentos, etc.
Ser invisível é um princípio de excelência no Setor de Eventos: se você não vê toda a preparação e empresas envolvidas, significa que o Evento é um sucesso.
Este princípio da invisibilidade nos faz passar despercebidos como setor:
• Não há dados econômicos agregados pelo Setor de Eventos.
• Não são apresentados os negócios e empresas que integram o Setor de Eventos. Existem milhares de empresas e freelancers que se dedicam direta ou indiretamente a Eventos na Catalunha sob diferentes áreas econômicas.
Todas as empresas e freelancers do Setor de Eventos, pararam de trabalhar antes que a ONU decretasse o Estado de Pandemia:
A maioria de nós começou a sofrer cancelamentos a partir de janeiro de 2020. Manter uma empresa viva, que praticamente não fatura por 12 meses, é um esforço titânico. Não saber quando a atividade poderá se recuperar com certa normalidade é angustiante.
Algumas empresas já fecharam suas cortinas para sempre.
Precisamos reativar o setor para manter tanto a riqueza que gera, os empregos que ocupa, a geração de negócios que gera interação profissional em eventos, a transmissão de conhecimentos fundamentais que ocorre em congressos e por último, mas não menos importante, a competitividade adquirida durante décadas de profissionalização e especialização do setor.
Por este motivo, as empresas de eventos, bem como as entidades público-privadas Fira de Barcelona, Barcelona Convention Bureau, com o apoio da Câmara de Comércio de Barcelona, assumem a iniciativa do setor privado apresentando:
PLANO DE AÇÃO PARA O RETORNO AOS EVENTOS ENCORAJANDO A REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS DE ANTÍGENOS com base em:
• O reconhecimento pelo Departamento de Saúde dos Testes Rápidos de Antígenos como ferramenta válida e complementar aos planos setoriais já aprovados para Eventos
• A definição pelo Departamento de Saúde de qual comunicação requer de dos organizadores sobre o desempenho e os resultados dos testes de antígenos feitos em cada evento.
A reativação de eventos presenciais seguindo as recomendações do Plano de Ação, terá um duplo impacto positivo na sociedade: reativará a economia do setor de eventos (Feiras, Congressos, Reuniões Corporativas, etc.) aumentará o número de pessoas testadas, cortando as cadeias de contágio no início e transferirá dados para o sistema de saúde para monitoramento e controle.