Sem mão de obra não existem eventos presenciais

Anúncio

POR LICA GIMENEZ

Imagino que todos estamos muito ansiosos com o retorno dos eventos presenciais, mas vocês imaginam quanta dificuldade iremos ter com este retorno e mão de obra escassa?

No meu ponto de vista, diante de tanto tempo sem receita e sem eventos, muitas empresas já não estão mais no mercado.

E pior, acredito que teremos muitos problemas de mão de obra em áreas específicas como: marcenaria, montagem, eletricista, coordenação em geral, entre outros.

Anúncio

Muitos já estão exercendo suas funções longe dos eventos. Para sobreviver, sem incentivo de nenhum órgão, os mesmos partiram para a construção civil, que teve uma alta considerável e estes já não pretendem retornar aos eventos, sendo assim, teremos uma mão de obra ruim e sem nenhuma experiência no ramo de eventos.

Os promotores deverão ter um cuidado especial com montagem dos estandes construídos e mistos, sabendo que devem ter cuidado redobrado ao contratarem mão de obra nova para evitarmos problemas futuros.

Outro ponto a ser cuidadosamente analisado é em relação à maioria dos projetos contratados, fechados e pagos em 2019 por alguns expositores. Como ficarão?

Pois, bem! Penso que todos os expositores devem fazer o dever de casa e contatar os responsáveis por projetos já contratados nessas condições e verificar se a empresa ainda está na ativa, acredito que, com a falta de ajuda para este setor, muitos já não existem mais.

Quanto aos protocolos do COVID-19 existe um problema que vai muito além do uso de máscaras e álcool em gel. O maior problema, pouco divulgado, é que a maioria da mão de obra de montagem em geral não tem nem água encanada onde vive, então sabemos que não poderão trocar de máscaras pelo menos 3 vezes ao dia ou mesmo usá-las adequadamente. Vemos diariamente isso nas ruas, quem dirá no pavilhão.

Temos que considerar que não será uma tarefa fácil, quem trabalha com eventos sabe o quanto é difícil fazer com que usem EPI (Equipamento de proteção individual).

Temos que nos unir para fazer um ambiente seguro e com menos impacto neste retorno, com cursos gratuitos para estes profissionais com incentivo de receber uma cesta básica, assim ajudaremos, quem com este retorno tardio ainda passa fome.

Precisamos conscientizá-los da importância de fazer um evento seguro para todos, com segurança e passar informação correta e simples a todos, porque se surgirem focos de contaminação nos eventos, o setor será paralisado novamente e todos perderão.

Sem mão de obra de qualidade os eventos sofrerão, com perdas de prazo e até mesmo de vidas.

*Lica Gimenez é Diretora Operacional na Two L Produções e Eventos