Resultados de eventos-testes são apresentados na Câmara Municipal de São Paulo

Anúncio ABIMAD39

Nesta terça-feira (24) os resultados dos eventos-testes de retomada das atividades do setor de eventos foram apresentados na Câmara Municipal de São Paulo.

Paulo Passos, consultor e diretor executivo da ABRACE (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes), abriu os trabalhos na Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia.

Passos apresentou os resultados da Expo Retomada, primeiro evento-teste de negócios, que foi usado para analisar e validar os protocolos sanitários necessários para a realização de novos eventos deste tipo.

Responsável pelos protocolos de biossegurança do evento, Paulo Passos elencou as medidas sanitárias que foram aplicadas, como realização de testes RT-PCR, aferição de temperatura e anamnese em 100% dos participantes; ações de controle do distanciamento social em todas as áreas de circulação de pessoas; disponibilização de álcool gel; obrigatoriedade do uso de máscara; higienização constante do ambiente; reforço e orientação sobre os protocolos sanitários; entre outros.

Anúncio

Em números, 1.554 pessoas fizeram parte do evento teste. Dessas, 1309 foram visitantes/expositores e 245 foram profissionais da área de montagem.

Do total, apenas duas pessoas foram barradas: uma delas apresentou laudo médico de alta de Covid-19 datado de um dia antes do evento, mas o teste obrigatório para a entrada na Expo Retomada deu positivo e ela foi impedida de entrar; a outra pessoa barrada não sabia que estava infectada pelo novo coronavírus e testou positivo na entrada do evento.

A análise foi refeita, com novo resultado positivo, e essa pessoa foi encaminhada aos serviços de saúde.

Cinco dias depois da realização do evento, afirmou Passos, houve a convocação de todos os participantes para uma nova testagem para Covid-19. Em torno de 500 pessoas responderam à solicitação e fizeram novamente o teste diagnóstico.

EVENTOS SOCIAIS

Ricardo Dias, presidente da Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos Sociais), foi o responsável por apresentar os resultados do evento-teste social realizado pelo setor.

Na avaliação da entidade, os resultados foram positivos, uma vez que os protocolos sanitários puderam ser implementados com sucesso.

Ele ainda destacou que, dos 170 participantes, apenas um testou positivo após o evento. Dias afirmou que os resultados consolidados serão apresentados em breve.

A reunião desta terça-feira foi conduzida pelo presidente da Comissão de Turismo, vereador Rodrigo Goulart, e teve uma breve participação de Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

A reunião contou ainda com a participações pontuais de José Roberto Sevieri (ADVB-SP); Marcelo Golfieri, (Adibra); João Felipe (ANR); Márcio Guerreiro, (ABEOC-SP), Auro Nardelli (ABEOC-SP); e Georges Schnyder (Movimento Gastronomia Viva).

ASSISTA ABAIXO AS APRESENTAÇÕES

Fonte: Com informações da Agência Câmara / Foto: JRaposo | REDE CÂMARA