Palco que gera eletricidade e compensação de carbono. Conheça os planos do Coldplay para sua “turnê sustentável”

Anúncio

A próxima turnê do Coldplay pelo mundo será parcialmente movida por uma pista de dança que gera eletricidade quando os fãs pulam e pedalam.

Esta é parte de um plano de 12 pontos para cortar sua pegada de carbono, dois anos depois que a banda prometeu não fazer uma turnê até que pudessem fazer isso de uma forma mais sustentável.

O cantor Chris Martin disse suas novidades à BBC e contou sobre os planos de que os fãs estarão no “piso cinético”. “Quando eles se movem, eles impulsionam o show. Também temos bicicletas que fazem a mesma coisa”, disse Martin.

O Coldplay também plantará uma árvore para cada ingresso vendido. Em sua última turnê, em 2016-17, eles tocaram para 5,4 milhões de pessoas. 

Anúncio

O cantor disse que aceita que haverá reação contra algumas de suas atividades, como continuar a voar em jatos particulares.

“Eu não me importo com qualquer reação”, disse ele. “Estamos dando o nosso melhor. As pessoas que reagem a esta questão dos jatos estão certas. Portanto, não temos nenhum argumento contra isso”, apontou.

O grupo britânico anunciou uma turnê mundial, a partir de março, na Costa Rica, que possui um dos maiores índices de geração de energia renovável do mundo.

Os shows usarão eletricidade de baterias alimentadas por ventoinhas, bem como energia solar, óleo de cozinha reciclado de restaurantes locais e energia elétrica de fontes 100% renováveis ​​quando disponíveis – como na Costa Rica.

A turnê 2022, que terminará em Glasgow, terá emissões de dióxido de carbono 50% mais baixas do que a turnê 2016/17, mas “ainda terá uma pegada de carbono significativa”, de acordo com o plano de sustentabilidade do grupo.

No entanto, acrescenta que eles “atrairão mais CO2 do que a excursão produz, apoiando projetos baseados em reflorestamento, reflorestamento, conservação, regeneração do solo, captura / armazenamento de carbono e energia renovável”.

Outras medidas em seu plano incluem:

  • O itinerário da excursão minimizará as viagens aéreas, com combustível de aviação sustentável usado onde voar é inevitável
  • Os espaços de eventos serão solicitados a usar as melhores práticas ambientais, como a instalação de torneiras aeradas e vasos sanitários com baixa descarga para evitar o desperdício de água
  • O conjunto será construído com materiais escolhidos por suas credenciais ambientais, como bambu
  • Efeitos como lasers e iluminação foram modificados para serem mais eficientes em termos de energia
  • As pulseiras de LED usadas pelo público serão feitas de materiais 100% compostáveis ​​à base de plantas e serão reutilizadas todas as noites
  • Um aplicativo permitirá que os fãs planejem suas viagens de ida e volta para o show com as emissões mais baixas possíveis e eles receberão um código de desconto para usar no local se se comprometerem com viagens de baixo carbono.