Na semana passada o Departamento de Comércio Internacional (DIT) anunciou uma estratégia de exportação de 12 pontos, que inclui o lançamento de um novo “UK Tradeshow Program (UKTP)” para ajudar as empresas a promover seus produtos em todo o mundo.
A estratégia inclui o lançamento de um novo programa de feiras do Reino Unido, mais adaptado para ajudar as empresas, especialmente aquelas fora de Londres e do Sudeste, a comparecer e promover seus produtos em todo o mundo, bem como um serviço de apoio à exportação que oferece um balcão único para aconselhamento sobre exportação.
O projeto, que tem como mote “Fabricado no Reino Unido, Vendido para o Mundo”, pegou de surpresa os agentes da indústria de exposições, que afirmaram não terem sido consultados sobre a elaboração dos planos.
Tanto a Associação de Organizadores de Exposições (AEO) quanto a Associação de Fornecedores e Serviços de Eventos (ESSA) disseram não terem ideia sobre os planos antes do anúncio oficial, em 18 de novembro.
O DIT disse que empresas com faturamento entre £ 250.000 e £ 5 milhões poderão ter acesso a suporte para participar de feiras (como um precursor para uma decisão sobre se exporão no futuro) – e suporte para expor em uma feira comercial.
Candidaturas sólidas também podem receber apoio financeiro, na forma de um subsídio de £ 2.000 ou £ 4.000, para ajudar com os custos de exibição na feira e ajudar a maximizar sua experiência em feiras de negócios.
No entanto, para serem elegíveis para apoio, as empresas devem estar “expondo pela primeira vez, ou desejando se aventurar em novos mercados”, disse o DIT.
Para serem elegíveis, as empresas também devem ter menos de 250 funcionários, estar sediadas no Reino Unido (excluindo a Ilha de Man ou as Ilhas do Canal), ter registro de IVA no Reino Unido e ter um faturamento anual entre £ 250.000 e £ 5 milhões.
O DIT também expandirá sua Export Academy – lançada em outubro – para implementá-la em todo o Reino Unido, incluindo Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
A academia vai convidar proprietários e gerentes de PMEs a acessar masterclasses, mesas redondas e eventos de networking que os ajudam a superar desafios comuns que os exportadores iniciantes enfrentam.