5 tendências do setor de feiras e eventos para observar em 2022

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POR KAI HATTENDORF

Estes são tempos “intermediários”. Depois de um catastrófico 2020, nosso setor viu mais motivos para ter esperança em 2021.

Este ano, vimos os mercados começando a se reabrir em todo o mundo – mas não a reabertura total que esperávamos, pois continuamos a ser desafiados por novas ondas e novas variantes do COVID. 

Ainda estamos diante de uma perspectiva de “parar e ir” para os organizadores de feiras – a situação mais difícil possível para o nosso setor. 

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Mas, à medida que avançamos para o final do ano, ultrapassamos um ponto de inflexão notável: menos de um ano após o início das primeiras campanhas de vacinação, mais da metade da população mundial recebeu pelo menos uma dose, com mais de 26 milhões de doses de a vacina sendo administrada diariamente.

Portanto, é hora de olhar além do desafio da pandemia e em direção às tendências que moldarão nossa indústria em 2022 e além. 

Como todos os anos, a equipe UFI tem falado com muitos de nossos membros e líderes da indústria de todo o mundo. 

Em cinco temas concisos, aqui está o que acreditamos que moldará os próximos 12 a 18 meses.

Retenção de clientes

Neste período “intermediário”, as viagens continuam reprimidas – com menos pessoas podendo comparecer às exposições. Ao mesmo tempo, o desejo de voltar às feiras é tangível. 

A experiência no pavilhão é diferente – com configurações desconhecidas moldadas por regulamentos de saúde, por exemplo. No ano passado, escrevemos que o retorno das feiras se concentraria principalmente no “comércio” em feiras de negócios – e é isso que vemos, com os vendedores relatando bons negócios com os compradores que encontram e se referindo a “visitantes de alta qualidade”. 

À medida que as complexidades da pandemia diminuem no futuro, veremos com que rapidez e em que grau receberemos de volta os clientes pré-pandêmicos e em que grau veremos menos e mais participantes seniores se tornando a norma.

Mudanças climáticas e redução de carbono

Trabalhando em conjunto como uma indústria, formulamos uma promessa para toda a indústria de fornecer “eventos de carbono zero líquido” até 2050, o mais tardar. 

Estamos trabalhando com as Nações Unidas nessa ação e apresentamos essa promessa e o trabalho que temos pela frente na COP26 em Glasgow. 

Em semanas, centenas de empresas de todo o nosso setor se inscreveram. Isso demonstra como a sustentabilidade está no topo da agenda de todos. 

Clientes, governos, investidores e funcionários estão cada vez mais exigindo que diminuamos rapidamente a pegada de carbono de nossa indústria.

Não começamos esta ‘corrida para zero’ do zero, e temos um trabalho forte para fazer, como indústria, que cada exposição que organizamos ajude a reduzir as emissões de carbono – à medida que agregamos uma indústria e seus participantes em um local no ao mesmo tempo, economizando uma infinidade de viagens de negócios individuais.

Debate digital e de dados

A discussão sobre gerenciamento de dados, propriedade de dados e monetização de dados só crescerá em relevância à medida que o modelo de negócios de nosso setor evolui para uma conexão mais holística de oferta e demanda. 

Sim, o “face a face” permanecerá no centro da indústria de eventos, mas os campeões de amanhã de nossa indústria serão aquelas empresas que encontrarem a melhor ativação entre eventos da indústria no local e comunidades, conteúdo e serviços online. 

As soluções de plataforma vieram para ficar. Espere ver a consolidação ocorrendo, bem como modelos de negócios mais claramente definidos nesse espaço.

Uma nova narrativa para a força de trabalho

A maioria das empresas foi forçada a dispensar alguns funcionários durante a pandemia. Além disso, alguns colegas deixaram nosso setor para assumir posições em setores aparentemente mais estáveis.

Segurança no emprego, salários e posições aparentemente menos estressantes são os principais motivos pelos quais os departamentos de RH ouvem ao lidar com essas saídas.

Mesmo assim, nosso setor sempre foi capaz de atrair pessoas brilhantes, motivadas e excepcionalmente talentosas – e isso não mudará. 

Mas seremos bem aconselhados a repensar como posicionamos nossos negócios e a escrever uma nova narrativa focada em porque uma carreira em eventos de negócios se destaca. 

Para uma geração que busca um propósito, um sentido no seu trabalho, que quer se envolver, podemos oferecer o que nenhum outro setor pode: estar lá onde o futuro está se delineando e ser membro da comunidade isso faz acontecer.

Pontos de inflexão

Nas teorias do “ponto de inflexão”, nos concentramos em um evento ou desenvolvimento que mudará algo para sempre. E, em um futuro próximo, passaremos muito tempo discutindo pontos de inflexão em potencial, desde o comportamento do cliente até as mudanças climáticas, desde a retenção de funcionários até a pandemia.

No entanto, até agora, não vimos o momento de ruptura “Uber” em nosso setor, onde um recém-chegado digital reescreve nosso modelo de negócios. 

Em vez disso, ao contrário, nosso setor adotou soluções digitais, juntamente com serviços mais tradicionais, enriquecendo nossas ofertas e valor.

Também não vimos um ponto de inflexão pandêmico, com compradores e vendedores adotando eventos on-line em vez da experiência de feiras no local – mais uma vez, pelo contrário, com compradores e vendedores marcando feiras digitais com Net Promoter Score extremamente baixo, de -51.

Vimos mais uma vez a solidez do modelo de negócios face a face.

Mas somos chamados a encontrar as respostas certas, talvez a combinação certa, para muitos desafios – desde a retenção de expositores e visitantes até as mudanças climáticas.

Kai Hattendorf é CEO e diretor administrativo da UFI, a associação global da indústria de feiras.