Parque Villa-Lobos recebe em maio a Bienal do Lixo

Anúncio

De 26 de maio a 05 de junho, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo, vai receber a primeira edição da Bienal do Lixo.

O evento reunirá obras de arte feitas a partir de material de descarte, intervenções artísticas, oficinas, mostra de cinema, palestras e painéis sobre o tema.

A Bienal do Lixo não se limita apenas em incluir o meio ambiente em suas criações, mas o converte na própria obra para promover a conscientização sobre a preservação do planeta.

O evento é um projeto realizado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo juntamente com as agências culturais La Mela e Usina, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Anúncio

A Bienal do Lixo ocupará uma área de 3 mil m² no Parque Villa Lobos, onde serão instaladas obras de artistas que têm o material de descarte como base para seu trabalho criativo e cujas obras são exemplos de transformação.

Nesta área também serão montados seis domos de 78 m² cada, onde serão exploradas todas as vertentes sobre o tema.

Outras atividades, como oficinas artísticas, painéis de diálogos onde as empresas e organizações apresentarão ao público como elas vêm investindo em novos processos e modelos de negócios sustentáveis para reduzir o impacto ambiental, também fazem parte da programação.

Além disso, uma Mostra de Cinema exibirá filmes sobre arte, meio ambiente e sustentabilidade, que acontecerá na biblioteca do parque.

Os Painéis de Diálogos abordarão temas como logística reversa, economia circular, consumo consciente, educação ambiental, energias renováveis, gestão de resíduos e outros assuntos.

Segundo Rita Reis, diretora-executiva da Bienal do Lixo, a proposta é promover, por meio da arte e da cultura, novos olhares e abordagens sobre os principais desafios para a preservação ambiental.

Além do evento no parque, a Bienal do Lixo executará uma contrapartida social para a comunidade: um ciclo de oficinas e palestras de “Arte pela Consciência”.

Ela acontecerá em escolas públicas da capital paulista, para estudantes e professores, e ocorrerá no período 25/04/2022 a 11/05 e de 20/06/2022 a 06/07/2022, sendo esta segunda fase após a Bienal, para medir o alcance da ação.

No total, serão 16 oficinas e 8 palestras, incluindo escolas de educação especial.

13º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

Dentro da programação da Bienal do Lixo, será realizada a 13ª edição do FIRS Fórum Internacional de Resíduos Sólidos.

Ele acontecerá pela primeira vez em São Paulo, de 1 a 3 de Junho, e se consolidará como um importante evento técnico-científico realizado no Brasil sobre temáticas relacionadas a resíduos sólidos.

As discussões abrangem desde estudos acadêmicos até detalhes das visões governamental e empresarial sobre o tema e ocorrerá dentro da biblioteca do parque.

SERVIÇO – BIENAL DO LIXO

Data: 26/05 a 05/06/22
Horário: 26/05, das 17h30 às 22h | 27/05 a 05/06/22, das 10h às 18h
Endereço: Parque Villa-Lobos – Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto dos Pinheiros – São Paulo – SP
Site: www.bienaldolixo.com.br
Facebook/Instagram: /bienaldolixo