Região de Munique terá primeira Arena Multiuso carbono zero

Anúncio

Em 6 de abril de 2022, o conselho da cidade do grande distrito de Freising, nos arredores da Munique, deu o sinal verde para o início do processo de aprovação da arena mais moderna e sustentável da Alemanha.

A decisão positiva em princípio equivale à ordem à administração municipal para iniciar os preparativos para o processo do plano de desenvolvimento municipal.

A SWMUNICH planeja construir e operar o Centro Multifuncional de Concertos e Congressos (MUCcc), que será uma arena com capacidade para cerca de 20.000 visitantes.

Para isso, a empresa investirá mais de 300 milhões de euros no setor privado. A arena será totalmente adaptada às necessidades de concertos e eventos de entretenimento AO VIVO.

Anúncio

 Em todas as áreas, os promotores perseguem os mais elevados padrões de qualidade – tanto na arquitetura e design de interiores (e.g. acústica, eixos visuais, tecnologia e hotelaria), como nas áreas da sustentabilidade, transportes e ambiente.

Atualmente, não há local comparável na região metropolitana europeia de Munique. A nova arena não apenas fecha a lacuna existente, mas atua como um potencializador da cultura, bem como um motor turístico e econômico.

A empresa de auditoria Deloitte estima que o MUCcc deverá acrescentar um valor bruto de cerca de 285 milhões de euros por ano para Freising e região.

“Construiremos e operaremos a mais moderna e a primeira arena de concertos neutra para o clima da Alemanha. E isso em benefício da região”, disse Lorenz Schmid, diretor administrativo da SWMUNICH.

PROJETO

O projeto do escritório de arquitetura Populous foi o escolhido um concurso de arquitetura de vários estágios. Ele se baseia na herança e no caráter do Estado da Baviera para criar um conceito atraente para a nova arena, com a estrutura de suporte prestando homenagem habilmente à forma de losango usada na bandeira do estado da Baviera.

Isso associa instantaneamente e claramente a arena ao sul da Alemanha e cria um alto fator de reconhecimento.

A estrutura da arena permite que, mesmo à distância, os visitantes possam ver o interior da arena e sentir o gostinho da diversão que os espera.

O design de interiores leva em consideração as demandas cada vez maiores dos artistas em termos de tecnologia, shows e produções. Inúmeros detalhes são adaptados para satisfazer as necessidades de artistas, organizadores e visitantes, e para proporcionar concertos e experiências ao vivo incomparáveis.

Os assentos estão dispostos em forma de ferradura (270 graus), colocando claramente o foco no palco multifuncional.

A combinação de assentos inclinados, tecnologia de ponta e a experiência de especialistas em acústica – que trabalharam em casas de ópera e salas sinfônicas – resultará em experiências de classe mundial em concertos e eventos ao vivo.

A arena estará localizada em um espaço verde totalmente novo ao lado do LabCampus, o centro de tecnologia e inovação do Aeroporto de Munique.

ARENA NEUTRA

Pela primeira vez na Alemanha, a nova arena de eventos será neutra em relação ao clima, graças ao planejamento baseado no ciclo de vida para reduzir a pegada de carbono durante a construção e ao gerenciamento positivo do clima da fase operacional.

Vários milhares de painéis solares no telhado da arena e ao redor do venue, juntamente com o potencial de energia geotérmica e aquecimento urbano, garantirão que a energia para operar a arena possa ser gerada e fornecida no local.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas fornecem a estrutura para a estratégia de sustentabilidade e clima da arena, e ela será certificada de acordo com um sistema de sustentabilidade reconhecido internacionalmente, para que o cumprimento das metas possa ser avaliado de forma objetiva e medido de forma transparente.