Exportação brasileira terá o apoio da Assintecal em quatro feiras latino-americanas

Anúncio

O mercado internacional para componentes de calçados segue aquecido e atraindo o olhar de mais empresas, independentemente do porte.

Visando auxiliar fabricantes de micro e pequeno portes no mercado internacional, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pelo projeto Integra Moda, promove a MPE Exportadora.

A iniciativa prevê consultorias, análises de mercados potenciais e a participação em quatro feiras internacionais na América Latina a partir de julho.

Ressaltando o crescimento das exportações de componentes para calçados, a gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos, frisa que o objetivo do projeto é auxiliar empresas de menor porte no processo de internacionalização.

Anúncio

“A iniciativa é voltada tanto para empresas que já exportam quanto às que estão iniciando o processo”, conta a gestora.

Ela acrescenta que, no primeiro trimestre do ano, as exportações do setor somaram US$ 105,6 milhões, 16% mais do que no mesmo período do ano passado.

“O mercado internacional, especialmente da América Latina, está demandando matéria-prima brasileira, em substituição às importações chinesas, encarecidas pela elevação do dólar e os fretes”, avalia.

O projeto MPE Exportadora prevê com consultorias individuais para exportações, nas quais as participantes terão acesso a estudos de mercados potenciais, técnicas de precificação, análise de produtos, suporte para invoices e processos burocráticos em geral, culminando na participação em algumas das principais mostras do setor na América Latina.

“As feiras serão o momento de colocar todo o aprendizado das consultorias em prática”, ressalta Aline, acrescentando que empresas que não puderem enviar equipe para os eventos poderão contar com representantes do projeto.

Fazem parte da iniciativa as feiras – FICCE/Equador (14 a 16/07), IFLS+EICI/Colômbia (01 a 04/08), Expodetalles/Peru (10 a 12/08) e ANPIC/México (data a confirmar).

Estão inscritas no projeto as empresas Monato, Injepol, Usicon, Free Saltos, Gelprene, Difer, Miroeva, Gradus, Wiva Bordados, Usitec, Maquetec, Alynis, Palagi, Polly Química, Compofran e Sud Leather.