O Centro de Convenções de Goiânia se prepara para receber a feira Brasmin 2022 – Feira da Indústria da Mineração, entre os dias 24 e 26 de maio.
O centro de eventos também será palco, de forma simultânea, do 7º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração.
A Brasmin é oganizada pela Proma Feira, com promoção internacional da Emme Brasil e realização da ABPM – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral.
Além de negócios, o evento contará com uma grande grade de palestras que reúne, em duas arenas, especialistas de toda a cadeia produtiva.
BRASMIN – Dia 24/05 – Arena 1
14h30: Como analisar a regeneração vegetal das áreas, com eficiência – Case prático Geoinova e Anglo American
Será demonstrado como é possível analisar a evolução vegetal das áreas de exploração; respaldo legal; relatórios e números comprobatórios da evolução.
Palestrante: Ivan Gonçalves, de Goiânia, é empreendedor e atua há mais de 12 anos na área de tecnologia e inovação. É CEO da GeoInova, faz monitoramento de áreas por satélite.
15h00: Pulse CM – sustentabilidade através da aplicação de inteligência artificial
Diferente dos demais sistemas de monitoramento, o Pulse CM foi desenvolvido para peneiras vibratórias. Combina hardware adequado e algoritmos modernos.
Palestrante: Thiago Buoso, de Pedro Leopoldo (MG), é Engenheiro de Vendas da Haver & Boecker Niagara, formado pela Unicamp. Tem mais de 10 anos de experiência com equipamentos para processamento mineral.
16h00: Por que a abraçadeira hermética é a melhor escolha para reparar e unir a tubulação?
Reduzir tempo na manutenção da rede tubulação, sem parada na linha de produção. Menor custo na manutenção e maior qualidade do serviço
Palestrante: Rogério Souza Morais, de Belo Horizonte (MG) é Diretor Comercial da Craws Válvulas Acessórios, economista responsável pelo desenvolvimento e Importação de produtos inovadores utilizados na manutenção de tubulações, há mais de 25 anos.
17h00: Licenciamento Ambiental da Indústria Mineral no Estado de Goiás e as autarquias intervenientes
A abordagem dos palestrantes convidados estará voltada aos critérios técnicos e legais para o licenciamento ambiental da atividade da indústria mineral no estado de Goiás e a manifestação do IPHAN como autarquia interveniente.
Mediador: Ricardo Lofrano Fraguas, de Vazante (MG) é Geólogo formado na Unesp, com especialização em Engenharia Ambiental (IETCEC), Higiene Ocupacional (Itsemap), Direito Ambiental (Ecobusiness School) e Gestão Institucional de Políticas Públicas (ADESG).
Palestrantes: Rute Fature, de Goiânia, advogada e sócia da J&R Consultoria, pós-graduada em Legislação Ambiental (USP), Direito Tributário (PUC/SP) e MBA em Sustentabilidade (FGV/SP).
Marcelo Bernardes Valerius, de Rio Verde (GO), pós-graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Rio Verde, mestrado em Geotecnia pela UNB e especialização em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos pela UFG.
Danilo Curado, de Goiânia, GO, arqueólogo do IPHAN, de Goiás. Bacharel em Arqueologia, especialista em Gestão Pública e Mestre em Educação. É servidor de carreira do IPHAN desde 2010 e foi superintendente do IPHAN de Rondônia.
18h00: Segurança de Correias Transportadoras – instalação e uso de chaves de para de emergência em conformidade com normas ABNT
Breve apresentação da Elmec Comércio e Indústria Ltda. e abordagem dos requisitos que devem ser cumpridos para que uma chave de parada de emergência esteja de acordo com as normas da ABNT NBR14.153, 14.154, 13.742, ISO 13850 e IEC 60947-5-5.
Palestrante: Paulo Paes da Silva, de Belo Horizonte (MG) é administrador de empresas, especializado em gestão industrial. Como empresário, é sócio-diretor da Elmec Comércio e Indústria Ltda.
19h00: Tecnologia Pyroblast – uma nova metodologia para desmonte de rocha em minerações e construções civis
Palestra abordará a conjuntura atual do setor de perfuração e desmonte de rocha no Brasil, os principais métodos utilizados e desafios. Apresentará nova metodologia de fragmentação de rocha – Tecnologia Pyroblast.
Palestrante: Gustavo Crepalde, de Santo Antônio do Monte (MG), formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto, com parte da formação pela Curtin University na Austrália.
BRASMIN – Dia 24/05 – Arena 2
14h30: Diferentes compostos para aplicação de lençóis de borracha e a importância da correta especificação para uma melhor performance em campo
Apresentação da Vulcaflex, com foco no desenvolvimento da linha de borracha para uso industrial. Principais Tipos de borracha, suas características físico–químicas, áreas de aplicações, entre outros.
Palestrante: Hélbio Júnior, de Vila Velha (ES) é profissional de Nível Técnico em Química e Graduado em Engenharia de Produção, com experiência de 10 anos no ramo de correias transportadoras e componentes dos Sistemas de Transportadores de Correia. Participou de projetos no Peru, Chile, Alemanha, Malásia e Japão.
15h00: Segurança nos processos de içamento e movimentação de cargas com ponte rolante, pórticos, talhas, célula de carga, display e inclinômetro
Riscos de acidentes envolvendo sobrecargas ou ainda, içamento em ângulo nesses equipamentos. Soluções para aumentar a segurança nos processos de içamento e movimentação de cargas; redução de gastos com manutenção corretiva.
Palestrante: Tássia Lima, de Contagem, MG, é Key Account – Representante Técnica de Vendas. Atua no Centro Universitário Newton Paiva/Faculdade Pitágoras. Estudante de MBA em Gestão de Vendas e Negociação, graduada em Tecnologia Eletrotécnica Industrial e Técnica em Eletrotécnica.
16h00: Quais equipamentos e processos são necessários para produzir remineralizador de solos (rochagem)?
Todo material que tenha sofrido apenas redução e classificação de tamanho por processos mecânicos e que altere os índices de fertilidade do solo, por meio da adição de macro e micronutrientes para as plantas. Remineralizadores não passam por nenhum processo químico, mantendo as propriedades naturais do minério.
Palestrante: Alfredo Reggio, de Sorocaba, SP, é Coordenador de Vendas da Metso Outotec. Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá, tem pós-graduação em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini – USP.
17h00: Tecnologia Flottweg – a Força Centrífuga na Mineração
Apresentação de conceitos da separação mecânica por centrifugação aplicados em mineração nas diferentes possibilidades com operações de desaguamento, adensamento, classificação, lavagem, recuperação de solventes entre outros.
Palestrante: Lincoln Neves, de Campinas, SP, é Gerente Nacional de Vendas e desenvolvimento pela FLOTTWEG BRASIL. Químico de formação, com especialização em bioeconomia, gerenciamento de projetos, finanças corporativas e gestão de negócios. Gerente de Vendas e Desenvolvimento na FLOTTWEG do Brasil desde 2016.
18h00: Uso da Sondagem Direcional para Otimização de Campanhas de Sondagem, Perfilagem de Furos de Carregamento e Detonação para assertividade no desmonte
O avanço da tecnologia de sondagem direcional proporcionou realizar campanhas de sondagem otimizadas, com a redução da metragem total através da derivação de furos, a interceptação de alvos que antes não eram possíveis.
Palestrantes: Marcos Paulo Alencar Costa, de Goiânia, é Engenheiro de Minas pela UFG, pós-graduado em gestão de projetos pelo IPOG. Atua há mais de 5 anos no ramo de sondagem geológica.
Carlos Júnior Neves, de Goiânia, é Tecnólogo em Redes de Computadores pela UEG, com mais 9 anos de experiência no ramo da sondagem. Atua na área de perfilagem e sondagem direcional, e gestão de projetos.
19h00: Evitando acidentes e melhorando ergonomia com mangueiras planas
Como o uso de tubulações flexíveis para poços e mangueiras planas para bombeamento superficial podem auxiliar na operação, de forma a evitar acidentes, melhorar a ergonomia para o trabalhador e evitar a corrosão nos poços.
Palestrante: Moisés Macen Soria, de São Paulo, é Gerente de Produto pela Sampla do Brasil, engenheiro mecânico pela UNESP, Mestre em Física e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.
19h30: Filtro Prensa e o Futuro da Filtração
Novas tendências tecnológicas aplicáveis ao filtro prensa e o que esperar da filtração de rejeitos.
Palestrante: Daniel Marchalek, de Joaçaba, SC, é Gerente de operações pela Lindner Techno Systems, engenheiro de produção, com mais de 10 anos de experiência com filtro prensa. Atualmente, atua no gerenciamento de toda a operação de filtro prensa na Lindner Techno Systems.
Para o Credenciamento, basta acessar https://www.adtevento.com.br/feiras/brasmin/sis/inscricao/index.asp.