Brasil levará 42 empresas de móveis à Semana de Design de Milão

Anúncio ABIMAD39

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil) vai levar 42 empresas ao Fuorisalone, em Milão, na Itália, entre os dias 6 e 12 de junho.

O evento consiste em uma série de eventos que ocorrem em diferentes bairros e pontos turísticos na cidade mais cosmopolita da Itália e chamada por muitos de capital da moda e do design.

Foi criado em 1998 para ser uma programação paralela ao Salão do Móvel, mas fora do salão, ocupando os espaços da cidade.

O foco da ApexBrasil é levar as empresas para exporem algumas de suas peças selecionadas, com assinaturas de designers e altos padrões de sofisticação e sustentabilidade.

Anúncio

A expectativa da Agência é que a missão gere US$ 3,5 milhões, nos 12 meses seguintes, em negócios para o setor moveleiro.

O número é estimado com base nas edições anteriores em que promoveu a participação brasileira, como em 2019, em que, com a participação de 36 empresas, US$ 765 mil foram gerados durante o evento e US$ 2,7 milhões foram gerados nos 12 meses seguintes com base nos negócios realizados nos dias de programação.

Uma das ações da instituição é a organização da mostra Poesia do Cotidiano, do curador e crítico especializado Bruno Simões.

Ao todo, foram selecionadas 52 peças desenhadas por designers autorais para 42 empresas nacionais.

“A mostra apresenta o Brasil como um país rico em diversidade e riquezas não só naturais, mas também culturais, o que se reflete na qualidade de tudo o que fazemos, inclusive na indústria criativa”, destaca o Diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza.

“O Fuorisalone é uma ocasião ímpar para valorizar peças de móveis com alto valor agregado, exibir nossas tendências e técnicas, e, assim, diversificar a pauta exportadora da nossa balança comercial, fortalecer a imagem de nosso país e, claro, valorizar o trabalho autoral dos designers nacionais”, completa.

Também no Fuorisalone, empreendimentos nacionais participarão da exposição “Design Transforma Milão”, entre 6 e 12 de junho de 2022, organizada pela ABIMÓVEL.

Sob curadoria do escritório Moreira do Valle, o evento reunirá o resultado de um rico trabalho realizado entre 12 renomados designers brasileiros e 21 indústrias de móveis, que atuaram de forma conjunta no período da pandemia para o desenvolvimento de produtos e coleções assinadas, unindo o industrial e o feito à mão, acompanhando, para tal, as principais tendências mundiais e conectando-as à chamada “brasilidade”.

Além disso, a associação organiza uma mostra dentro do Salão do Móvel, por meio do projeto setorial, Brazilan Furniture, com ênfase em sustentabilidade, que levará o título de “Projetar para o nosso futuro” e para qual todas as marcas foram convidadas a pensar nos estandes com critérios sustentáveis.

Paralelamente à mostra no Salone, o projeto também promoverá o “Design Transforma”, onde serão apresentas peças transformadas e criadas pelo trabalho em conjunto das indústrias e designers participantes do programa “Design Integrado à Indústria”.

Vale ressaltar que, é a primeira vez que uma empresa brasileira (a Ornare) é selecionada para expor na EuroCucina.

Focada em todas as novidades que envolvem as cozinhas, a exposição bienal da EuroCucina é uma das mais disputadas da Semana de Design de Milão e principal referência mundial do setor.