Ontem (17/09) quem passava pela Marginal Tietê, na altura do Cebolão teve uma cena no mínimo inusitada: um ônibus anfíbio navegava tranquilamente pelo Rio Tietê. O passeio fez parte da 3ª edição do projeto “Por uma Cidade Navegável”, promovido pela São Paulo Boat Show, maior salão náutico indoor da América Latina.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população e a opinião pública sobre os benefícios de recuperar os rios urbanos. A ideia é fomentar a discussão sobre a preservação dos rios e estimular o comprometimento da sociedade, expondo as oportunidades que os rios limpos trariam para a capital, principalmente em relação à mobilidade urbana e ao lazer.
“Na primeira edição, lançamos a ideia, o desejo de ter novamente um rio navegável. Na segunda, constatamos o quanto as condições do rio melhoraram de um ano para o outro. Foi uma grande vitória da cidade. Ano a ano, o ser humano mostra que é capaz de fazer melhor. Desta vez, a sociedade estará presente conosco para disseminar essa consciência, provocar o debate e contagiar as pessoas com a vontade de ver e desfrutar dos rios urbanos como se fazia há 70 anos”, comenta Ernani Paciornik, organizador do São Paulo Boat Show e da ação Por uma Cidade Navegável.
Fonte: Assessoria de imprensa