Micam Milano terá foco em sustentabilidade e 60 marcas brasileiras

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De 18 a 20 de setembro de 2022 será realizada a Micam Milano, na Itália. O evento, realizado em Milão, é considerado um dos mais importantes do mundo para o setor calçadista.

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, prepara a ida de 60 marcas brasileiras de calçados à feira.

”Na mais recente edição da feira, em março, as marcas brasileiras realizaram mais de US$ 25 milhões em negócios”, avalia Paola Pontin, analista de Promoção Comercial da Abicalçados.

“Existe uma procura cada vez maior por calçados brasileiros pelos atributos de qualidade e sustentabilidade, uma exigência de mercados mais sofisticados, caso do europeu”, completa.

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Outra atração da Micam Milano é que, nesta edição, a feira contará com um espaço dedicado à sustentabilidade das marcas expositoras.

“Teremos um espaço para divulgar a sustentabilidade da indústria calçadista brasileira, no qual teremos expostos calçados de empresas que já são certificadas e que estão em processo de certificação no programa Origem Sustentável”, adianta Paola.

A executiva ressalta que o programa já conta com 17 empresas certificadas e mais de 60 em processo de certificação.

Levando em consideração as dimensões ambiental, econômica, social e cultural traduzidos em indicadores desenvolvidos em consonância com parâmetros internacionais de ESG, o Origem Sustentável é promovido pela Abicalçados e Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) com o objetivo de certificar desde os fornecedores de componentes até o fabricante de calçados, fechando o ciclo produtivo.

Participam da Micam Milano, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Activitta, Adrun, Ala, Alex Senne, Anamomic Shoes, Andacco, Andine, Awana, Bebecê, Beira Rio Conforto, Bibi, Boaonda, BR Sport, Campesi, Capelli Rossi, Carrano, Cecconello, Cocco New York, Comfotflex, Cristófoli, Dakota, Democrata, Ferracini, Guilhermina, Itapuã, Jorge Bischoff, Killana, Kolosh, Kolway, Levecomfort, Lia Line, Light Gel, Loucos & Santos, Luiza Barcelos, Luz da Lua, Madeira Brasil, Mississipi, Modare Ultra Conforto, Moema, Moleca, Molekinha, Molekinho, Opananken, Pegada, Petite Jolie, Piccadilly, Pink Cats, Ramarim, Santa Lolla, Savelli, Stéphanie Classic, Tabita, Usaflex,  Verofatto, Via Uno, Vizzano, Voices Culture, Werner, Wirth e Zatz.

O Brazilian Footwear é o programa de apoio às exportações de calçados mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).