Belo Horizonte volta a receber sua Virada Cultural nos dias 3 e 4 de setembro, sendo realizada pela prefeitura do município em parceria com o Instituto Periférico.
Com mais de 250 atrações na programação, a população é convidada a experimentar e redescobrir ambientes e vivenciar novas formas de ocupação do espaço urbano.
Para essa edição, houve um aumento de cerca de 30% das atrações artísticas que acontecem nos trajetos entre os palcos, ampliando, assim, a experiência com a cidade e com o outro.
A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Em breve será divulgada a programação completa.
Plural, extensa, diversa e reúne música, teatro, intervenções urbanas e performances, entre outras expressões artísticas.
Com o tema É Virada & Misturada, a gente junto é mais Feliz, a edição 2022 da Virada terá atividades totalmente gratuitas em locais como:
– Parque Municipal;
– Praça da Estação;
– Viaduto Santa Tereza;
– Avenida dos Andradas;
– Rua Guaicurus;
– Aarão Reis;
– Praça Sete.
Somam-se a essas ações, os mais recentes movimentos de ocupação do espaço urbano – festivais de mappings, pintura de empenas, luzes e festas em locais improváveis da cidade.
Para a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a Virada Cultural expressa o compromisso da Prefeitura com a cultura, os artistas e o público da cidade.
“Após os grandes desafios enfrentados pelo setor cultural nos últimos dois anos com a pandemia, a arte volta às ruas e aos palcos”, aponta Parreiras.
“A arte e a cultura se reencontram com a cidade e seus espaços públicos emblemáticos com a possibilidade de vivenciar uma multiplicidade de atrações durante 24 horas”, completa.
A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a importância do evento para a cidade.
“Acreditamos que essa edição da Virada Cultural tem tudo para ser mais um passo importante no fortalecimento da cultura em Belo Horizonte”, diz.
“A seleção das atrações e o aumento das atividades nos percursos entre os palcos, certamente deixarão a cidade mais lúdica e acessível”, acrescenta.
Para compor a programação da Virada Cultural 2022, a Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Periférico, abriu inscrições para artistas individuais, grupos e coletivos e recebeu 1.357 propostas.
A grade final contará com cerca de 100 selecionados, além de uma programação associada que, juntos, somam em torno de 250 atrações.
A programação completa da Virada Cultural 2022 será divulgada em breve em: http://portalbelohorizonte.com.br/virada
*Com informações da Prefeitura de Belo Horizone / Crédito da imagem: Matheus Torres