Fruit Attraction 2022 deve gerar cerca de US$ 151 milhões em negócios a brasileiros nos próximos doze meses

Anúncio

Foi realizada em Madrid, na Espanha, nas de 4 a 6 de outubro, a segunda maior feira de frutas do mundo, a Fruit Attraction 2022.

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) esteve presente nesta edição do evento com mais de 50 empresas exportadoras de frutas.

A participação da associação e seus exportadores faz parte das ações do Projeto Frutas do Brasil, uma parceria entre a Abrafrutas e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A Fruit Attraction é um evento anual, que acontece sempre em outubro, e que reúne exportadores e importadores de frutas de todo o mundo.

Anúncio

Ele proporciona, particularmente para os exportadores brasileiros, uma excelente oportunidade de consolidar os planos comerciais, já que esta época é o início da safra de várias frutas exportadas como as mangas, melões e uvas produzidas no Brasil.

Segundo os organizadores da feira, em 2022, foram 1800 empresas participantes de 55 países, superando as edições anteriores e consolidando a importância do evento.

 A participação das empresas brasileiras foi a maior de todas as edições e rendeu ao setor mais de US$ 85 milhões em negócios imediatos e a expectativa de um total US$ 151 milhões para os próximos doze meses.

Segundo o Diretor Executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, a feira foi a melhor oportunidade no pós-pandemia de reunir exportadores, importadores, varejistas e operadores logísticos, tratando de negócios e alinhando as estratégias para diminuir o impacto negativo das instabilidades geopolíticas na Europa, da crise inflacionária mundial e da escassez de navios e containers no transporte internacional dos produtos

O estande do Brasil recebeu um grande número de visitantes durante os três dias da feira. Outro destaque da fruticultura brasileira no evento foi a gastronomia, com a participação dos TOP Chefes Brasil, Luciana Berry e César Scolari.

Eles prepararam receitas inovadoras com as frutas brasileiras, demonstrando a diversidade de espécies e variedades de frutas produzidas e opções de consumo além da fruta fresca.

Importadores e varejistas ficaram encantados pela oportunidade de degustar as combinações harmoniosas entre as frutas e seus derivados apresentados em saladas, salgados e doces.

A participação brasileira na Fruit Attraction 2022 contou também com o apoio da Embaixada do Brasil na Espanha, através da participação pessoal do Embaixador Orlando Leite Ribeiro e toda a sua equipe.

Além de estarem presentes no evento, eles ofereceram uma recepção de negócios na sede da Embaixada, convidando a delegação brasileira e pessoas chave no comercio internacional de frutas entre o Brasil, a Espanha e toda a Europa, representantes da mídia e outras autoridades.

Dessa forma, a fruticultura brasileira de exportação, mais uma vez mostrou ao mundo o seu potencial, e reforçou o compromisso de aumentar continuamente suas vendas internacionais e posicionar o Brasil entre os dez mais importantes exportadores de frutas globais.

Ainda este ano, a Abrafrutas estará presente em outras feiras de negócios nos Estados Unidos, Tailândia, Chile e Emirados Árabes Unidos.