Aeroporto na Itália projeta arena de eventos para 100 mil pessoas

Anúncio

O aeroporto de Reggio Emilia, na Itália, não muito longe das cidades de Parma e Bolonha, está passando por uma reforma, permitindo que seu espaço seja usado também para entretenimento.

Durante muito tempo uma área do aeroporto, de várias centenas de hectares, foi uma zona não utilizada, um grande espaço vazio que servia apenas para separar os aviões dos passageiros.

Este espaço é agora uma enorme sala de concertos ao ar livre, projetada pela empresa de arquitetura Iotti + Pavarani Architetti, Tassoni & Partners e Studio LSA.

Juntos, eles projetaram uma sala de concertos ao ar livre que pode acomodar até 100.000 pessoas com acústica de alta qualidade, graças a um sistema de som de última geração e uma área de gramado com inclinação de 5% para o público.

Anúncio

Parte da antiga “zona livre” também foi transformada em parque público, onde os visitantes podem caminhar ou andar de bicicleta.

O aeroporto de Reggio Emilia já recebeu, no passado, comícios políticos e shows fora do horário de funcionamento do aeroporto.

Mas estes foram apenas eventos ocasionais. Com a conclusão da RCF Arena Reggio Emilia, o local pretende tornar-se um grande espaço de entretenimento, recebendo apresentações de estrelas italianas e internacionais de primeira linha.

O cantor pop Luciano Ligabue abriu o local em junho deste ano, com um show comemorando seus 30 anos de carreira. Originalmente a abertura estava previstas para setembro de 2020, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Dois anos depois, a RCF Arena Reggio Emilia está pronta para dar o pontapé inicial. Harry Styles está programado para se apresentar lá em julho de 2023, como parte de sua turnê mundial “Love on Tour”.

Para o arquiteto Paolo Iotti, a RCF Arena Reggio Emilia mostra como os aeroportos podem aproveitar suas áreas não utilizadas.

“Os aeroportos, como outras grandes infraestruturas ou vazios urbanos, muitas vezes implicam a disponibilidade de espaços extremamente grandes, proximidade de infraestruturas rodoviárias, distância dos centros populacionais. Isso lhes confere um caráter híbrido e surreal de espaço desabitado, mas pronto ganhar vida com os eventos”, disse.

Muitos aeroportos ao redor do mundo estão seguindo o exemplo do Aeroporto de Reggio Emilia, reinventando alguns de seus espaços vazios.

Um exemplo é o terminal futurista da Trans World Airlines no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York. Depois de ficar sem uso por 16 anos, foi transformado em um hotel de design de luxo sob a liderança da MCR Hotels.

Em Berlim, o Aeroporto de Tempelhof foi completamente renovado após seu fechamento em 2008. Desde então, tornou-se o maior parque da capital alemã.

Enquanto isso, o Barker Hangar no Santa Monica Air Center, na Califórnia, é usado regularmente para eventos como shows, feiras, jantares de gala e, em junho, o MTV Movie & TV Awards de 2022.

Fonte: AFP