Abav TravelSP estreia o Espaço Turismo LGBT em 2023

Anúncio

Pela primeira vez, a 45ª Abav TravelSP, em parceria com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA), lança o Espaço Turismo LGBT.

A principal feira de turismo do Estado de São Paulo acontece entre os dias 30 e 31 de março de 2023 (quinta e sexta-feira) no Centro de Eventos do Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, interior paulista.

“É com muita alegria que anunciamos esse espaço. Para nós, agentes de viagens, é importante nos comprometer com a diversidade, equidade e inclusão”, aponta Fernando Santos, presidente da Abav-SP | Aviesp.

“Queremos compartilhar uma cultura de respeito ao próximo, à diversidade sexual e à identidade de gênero”, completa.

Anúncio

Com 18m², o estande terá balcões para comercialização com 10% de desconto sob a tabela vigente para associados da Câmara de Turismo LGBT e IGLTA.

“A questão da diversidade e inclusão tem ocupado cada vez mais espaço no nosso mercado”, destaca Juliana Assumpção, diretoria de negócios na Abav-SP | Aviesp.

“E, além da importante pauta de conscientização, estamos trabalhando para apresentar as oportunidades de negócios para empreendedores do setor”, acrescenta.

Para a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil é de suma importância promover o turismo LGBT no Brasil que ainda precisa dar passos mais largos e assertivos sobre o tema.

“Levar o assunto para um evento que acontece do interior é fundamental para desenvolvermos negócios para este nicho turístico tão relevante”, comenta Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

“Nosso acordo com a Abav-SP | Aviesp tem fomentado ações e este espaço é mais uma iniciativa na construção de um turismo mais inclusivo”, continua.

AÇÕES DE APOIO A COMUNIDADE

A Abav-SP | Aviesp tem realizado uma série de ações em apoio à diversidade como, por exemplo, a palestra “Os desafios do Turismo LGBT no Brasil”, que aconteceu no Abav MeetingSP, evento da Abav-SP | Aviesp.

No encontro, Ricardo Gomes, da Câmara de Turismo LGBT, mostrou o poder de compra da comunidade LGBTQIAP+.

Os números relacionados a esse segmento crescem a cada ano. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a cada 10 viajantes no mundo, 1 integra esse perfil, responsável por cerca de 15% da movimentação financeira turística global.

E segundo a Kantar Consulting, cerca de US$ 1 trilhão é gasto pelo grupo nos Estados Unidos (EUA).

Já segundo o OutNOw (2019), o turismo para esse nicho movimenta US$ 218 bilhões no mundo. No Brasil, segundo maior mercado, ficando atrás apenas dos EUA, gera cerca de US$ 63,1 bilhões.

O palestrante apresentou os desafios sobre sensibilizar, capacitar e treinar as equipes; ter um trade realmente comprometido com a diversidade, equidade e inclusão; e que os poderes públicos entendam que a comunidade tem que ter a mesma representatividade de outras populações em propagandas.