Oktoberfest de Blumenau apresenta resultados recordes e confirma edição 2023 para 4 a 22 de outubro

Anúncio ABIMAD39

Sucesso de público, com 634.704 pessoas, a 37ª Oktoberfest também registra o maior superávit da história do evento, com R$ 7,5 milhões.

Esse resultado é 50,47% superior a última edição, em 2019, que teve R$ 5 milhões. Os dados financeiros, pesquisa e balanço socioambiental foram apresentados pela organização.

A 37ª da Oktoberfest Blumenau superou as expectativas e os números apresentados reforçam isso.

O consumo de alimentação nesta edição foi de 562.603 itens, número 8,8% superior ao de 2019, quando foram consumidos 516.704 produtos de gastronomia.

Anúncio

Com relação ao consumo de chope foram 683.300 litros de chope aproximadamente, incluindo as vendas para o público, camarotes e restaurantes da Vila Germânica.

Em 2019, foram 608.068 litros da bebida. Nota-se um aumento de 12.37% em relação à última edição.

A festa gerou uma receita de R$21.763.506,12, que engloba venda de ingressos, comissão de venda, permissão de uso e patrocínios.

O ticket médio do evento por visitante foi de R$ 73,64, um aumento de 36%, se comparado ao da edição anterior que cada visitante gastou uma média de R$ 54,13.

Como em todos os anos, 1% do valor bruto da venda de bebidas alcoólicas são doados ao Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad), além do saldo residual que não foi resgatado no Oktober Karte.

Nesta edição o valor vindo da comercialização de bebidas gerou uma doação de R$ 210.237,66.

Já o saldo deixado nos cartões resultou em um repasse de R$ 293 mil, totalizando R$ 503.237,66 de recursos que serão aplicados em ações de responsabilidade social, prevenção e consumo responsável de bebidas alcoólicas em Blumenau.

BALANÇO SOCIOAMBIENTAL

A 37ª Oktoberfest Blumenau foi muito além da tradição e da cultura germânica. A maior festa alemã das Américas também se destacou pelas ações de sustentabilidade e compensação ambiental.

Uma das missões do projeto sustentabilidade foi o início da compensação de 30% das quase 2 mil toneladas de CO2 gerados na edição de 2019.

Além do compromisso com o plantio das árvores, com a recuperação de uma área de 100.000 m², a festa recolheu 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica e valorizou 100% do lixo gerado na festa.

Durante os 19 dias de festa foram recolhidos 140,71 toneladas de resíduos (78,75 t de orgânico e 61,96 t de reciclável), além da coleta de 2.920 litros de óleo das cozinhas do evento.

PESQUISA

A organização da Oktoberfest Blumenau também divulgou os resultados da pesquisa de satisfação feita durante a festa.

Segundo dados, 98,5% dos entrevistados atribuíram conceito bom e ótimo para o evento, que recebeu milhares de pessoas de 5 a 23 de outubro.

Destaque também para o perfil do público, que apontou superioridade de mulheres, com 67,8% segundo o levantamento, contra 32,2% de homens.

Já a faixa etária predominante dos visitantes foi de 30 a 39 anos, com 30,9%, seguido de 40 a 49 e 25 a 29 anos, com 23,3% e 14%, respectivamente.

Casados e com união estável representaram mais da metade do público, de acordo com a pesquisa, com 57,6%, seguido de solteiros com 33,1%.

Com relação ao perfil econômico dos visitantes, 28,2% era composto por pessoas com renda familiar entre R$2.501,00 a R$5.500,00, seguido de perto de público com renda entre R$5.501,00 a R$9.500,00, com 25,2% e, acima de R$9.501,00 de renda, que representa 20,3%.

Diferentemente do apontado pela pesquisa em 2019, onde o público predominante era de blumenauenses, com 51,2%, a 37ª Oktoberfest recebeu uma grande quantidade de turistas de acordo com o levantamento feito nos dias de evento.

Os dados apontam que o público deste ano foi composto por 62,5% de turistas e 37,5% de moradores de Blumenau.

Durante a apresentação dos resultados da Oktoberfest 2022 também foi apresentada a campanha da 38ª Oktoberfest Blumenau, que ocorre entre os dias 4 e 22 de outubro de 2023.